metropoles.com

Zambelli no STF: ministros citam “burrice” e “desinteligência”. Vídeo

A Primeira Turma do STF tornou réus a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti por invasão ao sistema do CNJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Bolsonaristas Zambelli Malafaia Foto colorida da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), de óculos e roupa preta
1 de 1 Bolsonaristas Zambelli Malafaia Foto colorida da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), de óculos e roupa preta - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Em julgamento na Primeira Turma, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) classificaram a elaboração de mandado de prisão falso contra Alexandre de Moraes como uma “burrice” e “desinteligência”. O colegiado apreciou denúncia apresentada contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Além da invasão, a dupla foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por inserir um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, em que ele próprio era o autor da determinação.

Cármen Lúcia ironizou ao afirmar que começa a se preocupar “não só com a inteligência artificial, mas com a desinteligência natural de alguns que atuam criminosamente”.

“Vossa excelência [Alexandre de Moraes] se autoprender, com uma falsificação, em um órgão que é presidido por um colega de vossa excelência, é um salto triplo carpado criminoso impressionante”, completou a ministra.

Moraes classificou a ação como “burrice”.

Confira o vídeo:

Em julgamento nesta terça, a Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, tornar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti réus pela invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por falsidade ideológica.

Os cinco ministros, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino, que compõem a Primeira Turma do STF, aceitaram a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A deputada e o hacker teriam invadido sistemas do Poder Judiciário e supostamente inseriram nas plataformas documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Após a denúncia ser aceita, a defesa de Zambelli afirmou que tem “a absoluta confiança de que a deputada não cometeu qualquer ilícito penal e tem certeza de que isso vai ficar comprovado durante o trâmite do processo”.

“A defesa da deputada Carla Zambelli, nada obstante o recebimento da denúncia, novamente irá requerer acesso a todas as mídias para que possa tomar amplo conhecimento desse material e submeter à perícia privada necessária para apresentação da sua defesa escrita”, ressaltou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?