Zambelli no STF: ministros citam “burrice” e “desinteligência”. Vídeo
A Primeira Turma do STF tornou réus a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti por invasão ao sistema do CNJ
atualizado
Compartilhar notícia
Em julgamento na Primeira Turma, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) classificaram a elaboração de mandado de prisão falso contra Alexandre de Moraes como uma “burrice” e “desinteligência”. O colegiado apreciou denúncia apresentada contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Além da invasão, a dupla foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por inserir um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, em que ele próprio era o autor da determinação.
Cármen Lúcia ironizou ao afirmar que começa a se preocupar “não só com a inteligência artificial, mas com a desinteligência natural de alguns que atuam criminosamente”.
“Vossa excelência [Alexandre de Moraes] se autoprender, com uma falsificação, em um órgão que é presidido por um colega de vossa excelência, é um salto triplo carpado criminoso impressionante”, completou a ministra.
Moraes classificou a ação como “burrice”.
Confira o vídeo:
Em julgamento nesta terça, a Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, tornar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti réus pela invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por falsidade ideológica.
Os cinco ministros, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino, que compõem a Primeira Turma do STF, aceitaram a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
A deputada e o hacker teriam invadido sistemas do Poder Judiciário e supostamente inseriram nas plataformas documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.
Após a denúncia ser aceita, a defesa de Zambelli afirmou que tem “a absoluta confiança de que a deputada não cometeu qualquer ilícito penal e tem certeza de que isso vai ficar comprovado durante o trâmite do processo”.
“A defesa da deputada Carla Zambelli, nada obstante o recebimento da denúncia, novamente irá requerer acesso a todas as mídias para que possa tomar amplo conhecimento desse material e submeter à perícia privada necessária para apresentação da sua defesa escrita”, ressaltou.