metropoles.com

Zambelli entra com ação contra jornalista que perseguiu armada em SP

A deputada do PL abriu queixa-crime contra Luan Araújo por texto dele divulgado em site. Juiz de São Paulo já determinou remoção do conteúdo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Youtube
Carla Zambelli com arma de fogo - Metrópoles
1 de 1 Carla Zambelli com arma de fogo - Metrópoles - Foto: Reprodução/Youtube

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) entrou com ação por difamação contra o jornalista Luan Araújo, de 32 anos. O homem foi perseguido pela parlamentar nas ruas de São Paulo sob a mira de um revólver, durante o segundo turno das eleições de 2022.

O processo está sob a responsabilidade do juiz Fabricio Reali Zia, da Vara do Juizado Especial Criminal de São Paulo. A queixa-crime de Zambelli é baseada em texto publicado pelo jornalista em um site chamado Diário do Centro do Mundo.

O juiz responsável pelo caso já determinou a remoção do conteúdo por considerar que as alegações “ultrapassam os limites da narração crítica acerca de um desentendimento ocorrido entre as partes”.

O advogado de Carla Zambelli, Daniel Bialski, ressaltou que é preciso lembrar que a deputada, na ocasião da perseguição, foi “ofendida, provocada e xingada”. Segundo ele, isso foi esquecido. “Essas ofensas e difamações não cessaram e essa queixa-crime quer fazer cessar esse discurso de ódio contra ela”, disse.

Ainda em outubro do ano passado, o jornalista Luan Araújo, que foi ameaçado com uma arma pela deputada federal Carla Zambelli, após xingá-la, já tinha comparecido a uma delegacia em São Paulo para prestar queixa contra a parlamentar por ameaça e racismo. Depois de prestar depoimento, Araújo afirmou que estava assustado. “Peço proteção”, disse.

Veja o momento:

A confusão entre os dois ocorreu em São Paulo. Vídeos que viralizaram nas redes mostraram Araújo e Zambelli trocando insultos por divergências políticas – ela é uma aliada fiel do presidente Jair Bolsonaro (PL). O jornalista é petista. Após o bate-boca, Araújo provocou a deputada: “Te amo, espanhola”, o que fez com que ela e seus seguranças saíssem correndo atrás dele.

Zambelli afirmou ter sido empurrada por um “homem negro”, o que fez com que ela machucasse o joelho.

Entretanto, imagens obtidas pela coluna Guilherme Amado, do Metrópoles, mostram que Zambelli tropeça sozinha e, ao levantar, sai correndo atrás do homem com um de seus seguranças, que já saca a arma e aponta para Araújo.

Tiro para o alto

O segurança de Zambelli chega a dar um tiro para o alto durante a perseguição pelas ruas de São Paulo. A deputada também corre atrás do jornalista com uma arma na mão e o acua dentro de um bar.

A deputada registrou um boletim de ocorrência por agressão contra Luan Araújo. A congressista relatou, na delegacia, ter sido agredida pelo rapaz. Zambelli contou que almoçava com o filho de 14 anos quando observou “uma movimentação estranha pela janela do restaurante. Um grupo de pessoas olhava em minha direção como se estivesse me desafiando”, ressaltou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?