Zambelli enfrenta Conselho de Ética no mesmo dia em que é alvo da PF
No conselho, Carla Zambelli será julgada por quebra de decoro por xingar o deputado Duarte Júnior (PSB-MA), em abril deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) figura na lista das denúncias analisadas, nesta quarta-feira (2/8), pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, após o recesso parlamentar. A sessão ocorre no mesmo dia em que Zambelli é alvo de operação da Polícia Federal (PF), em Brasília.
No conselho, a deputada será julgada por quebra de decoro por mandar o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) “tomar no c* (sic)” em 11 de abril. À época, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, visitava a Câmara.
Relembre o caso:
Zambelli é alvo da Operação 3FA, que tem como objetivo esclarecer a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a inserção de documentos e alvarás de soltura falsificados no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
No total, são quatro mandados de busca e apreensão tanto no apartamento funcional quanto no gabinete da deputada, em Brasília.
Confira a operação da PF contra a deputada em Brasília:
Hacker da Vaza Jato
Além de Zambelli, Walter Delgatti Neto, conhecido como o “hacker da Vaza Jato”, foi preso, nesta quarta, em São Paulo, consequência da mesma operação da PF. Esta é a terceira vez que o homem é detido pela polícia, segunda apenas neste ano.
Confira as prisões de Delgatti:
- em julho de 2019, durante a Operação Spoofing;
- em junho de 2023, por descumprir medidas judiciais; e
- em 2 agosto de 2023 (operação recente da PF).