metropoles.com

Zambelli e Kim denunciam Genoino por “racismo” contra judeus

José Genoino defendeu o “boicote” a “determinadas empresas de judeus” e aquelas “vinculadas ao Estado de Israel“

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alex Silva/PT/Divulgação
José Genoino, ex-presidente do PT
1 de 1 José Genoino, ex-presidente do PT - Foto: Alex Silva/PT/Divulgação

Os deputados federais Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Carla Zambelli (PL-SP) apresentaram denúncia contra o ex-deputado federal José Genoino (PT) por declarações contra empresas de judeus no Brasil.

O petista participou de uma transmissão ao vivo do canal da DCM TV no YouTube e falou sobre “boicote” a empresas que se manifestaram contra a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em apoiar a ação da África do Sul contra Israel por genocídio.

“Essa ideia da rejeição, essa ideia do boicote por motivos políticos, que fere o interesse econômico, é uma forma interessante. Inclusive ter esse boicote a determinadas empresas de judeus”, destacou Genoino.

“Há, por exemplo, boicote a empresas vinculadas ao Estado de Israel. Inclusive, acho que o Brasil deveria cortar as relações comerciais, na área da segurança e na área militar com o Estado de Israel”, completou o político.

Kataguiri acionou o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) contra as falas do ex-deputado. O político pede uma ação de responsabilidade por danos morais coletivos causados à comunidade judaica no Brasil.

“A fala antissemita de Genoino incita a população ao ódio contra o povo judeu com repercussões na vida diária de cada um desses cidadãos brasileiros que se confrontarão com atos de preconceito, xingamentos e falas constrangedoras em suas vidas diárias”, diz um trecho da ação apresentada pelo deputado federal do União Brasil.

Zambelli apresentou uma notícia-crime contra as declarações de Genoino. A parlamentar caracterizou as falas do petista como “racistas”. “Uma fala totalmente irresponsável em relação aos negócios no Brasil”, avaliou a deputada federal em um vídeo publicado na rede social X, antigo Twitter.

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) repudiou a declaração do petista e destacou que o boicote a empresas de judeus foi uma das primeiras medidas adotadas pelo regime nazista.

“O boicote a judeus foi uma das primeiras medidas adotadas pelo regime nazista contra a comunidade judaica alemã, que culminou no Holocausto”, destaca trecho da nota da entidade.

Ação contra Israel

A África do Sul apresentou uma ação na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, contra os ataques realizados por Israel na Faixa de Gaza. O país classifica como “genocídio” o avanço dos militares israelenses contra os palestinos.

O presidente Lula demonstrou apoio a ação da África do Sul após uma reunião com o embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben.

O Metrópoles tentou contato com o ex-deputado federal José Genoino, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?