metropoles.com

Youssef é solto após TRF-4 derrubar decisão do novo juiz da Lava Jato

Youssef estava na superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde essa segunda-feira (20/1) e foi solto graças à decisões do TRF-4

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alberto Youssef
1 de 1 Alberto Youssef - Foto: null

Alberto Youssef foi solto na noite dessa terça-feira (21/3), após duas decisões favoráveis do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). O ex-doleiro foi preso nessa segunda-feira (20/3), por decisão do novo juiz da Lava Jato, Eduardo Appio.

O ex-doleiro foi detido, em caráter preventivo, em Itapoá, no litoral de Santa Catarina (SC). Após a prisão, o TRF-4 emitiu uma decisão determinando a soltura do empresário, após a audiência de custódia realizada na tarde desta terça.

A medida gerou uma reação imediata de Appio, que assumiu em fevereiro os processos referentes à Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR). O novo juiz da operação expediu outro mandado para manter Youssef encarcerado.

O TRF-4, então, divulgou nova decisão que derruba a prisão do ex-doleiro. Para tomar a decisão pela soltura, o desembargador Marcelo Malucelli alegou que Appio não poderia ter agido de ofício ao determinar a prisão.

O novo juiz da Lava Jato mandou prender Youssef no âmbito de uma representação fiscal com fins penais, instaurada pela Receita Federal. No entanto, o desembargador viu ilegalidade na ordem de prisão por não ter sido motivada por um pedido do Ministério Público Federal ou da Polícia Federal.

“Reporto-me aos fundamentos já declinados para reafirmar que a Lei 13.964/2019 deu nova redação ao art. 282, § 2º do Código de Processo Penal, prescrevendo que “as medidas cautelares serão decretadas pelo juiz a requerimento das partes ou, quando no curso da investigação criminal, por representação da autoridade policial ou mediante requerimento do Ministério Público”, argumentou o desembargador.

Assim, ele considerou que “nesse contexto, revela-se ilegal a decretação da prisão preventiva de ofício”, concluiu Malucelli.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?