metropoles.com

Yoná Magalhães morre aos 80 anos, no Rio de Janeiro

Atriz estava internada desde 18 de setembro, devido a problemas cardiológicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/TV Globo
1 de 1 Divulgação/TV Globo - Foto: null

A atriz Yoná Magalhães morreu na manhã desta terça (20/10), no Rio de Janeiro. Yoná enfrentava problemas cardiológicos e, por isso, estava internada na Casa de Saúde São José, no bairro Humaitá, na capital fluminense, desde o dia 18 de setembro.

A atriz ficou conhecida pelos inúmeros papéis em telenovelas, gênero na qual foi uma das primeiras atrizes a se destacar como mocinha. Também atuou no cinema, sendo seu papel mais importante nas telonas o clássico “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, de 1964.

Othon Bastos, que contracenou com ela no filme de Glauber, lamentou a morte da colega em entrevista ao canal GloboNews: “Eu tinha um grande afeto, amizade por ela. Fomos colegas por mais de 50 anos. Que ela tenha bastante luz, que seja recebida com muita paz. Era uma excelente atriz e não tem quem fique no lugar”.

Um clássico no cinema
Yoná já tinha feito duas novelas na Tupi, “As Professoras” e “Trágica Mentira”, quando se mudou para Salvador, Bahia. Foi por seu trabalho no teatro local que o cineasta Glauber Rocha a convidou para fazer “Deus e o Diabo”. Dois anos depois, a atriz estava de volta ao Rio e estreava na Globo, em “Eu Compro Essa Mulher”

Na emissora, seguiram-se mais de 30 trabalhos, entre novelas e minisséries. Entre eles, papéis de destaque em “Uma Rosa com Amor”, “O Grito”, Roque Santeiro”, “Tieta”, “Meu Bem Meu Mal” e “O Outro”. O último trabalho de Yoná em novelas foi “Sangue Bom” (foto no alto), de 2013.

Houve esporádicas saídas da Globo. Ela voltou à Tupi em 1970 e 1979, para fazer “Simplesmente Maria” e “Gaivotas”, respectivamente. Também fez novela na Bandeirantes, entre 1980 e 1983 — a mais importante delas “Os Imigrantes”.

Yoná Magalhães também construiu carreira no teatro. Nos palcos, atuou textos de Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Miguel Falabella, Vicente Pereira e Alcione Araújo, entre outros. No dia 7 de agosto deste ano, foi celebrada pelos 80 anos de vida com retrospectivas na mídia.

Homenagens
Pelas redes sociais, famosos lamentaram a morte de Yoná:

 

 


Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?