Yanomami: Ministério da Saúde nomeia coordenador de Distrito Sanitário
Leandro Alves Lacerda tem 20 anos de experiência em saúde indígena e foi indicado por lideranças do povo yanomami
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde nomeou o técnico de enfermagem Leandro Alves Lacerda para a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Yek’uana (Dsei-YY). A mudança ocorre em meio ao enfrentamento da crise humanitária vivida pelos indígenas do povo yanomami.
A portaria que oficializa a decisão foi assinada pela ministra Nísia Trindade e publicada no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (10/2). O coordenador substituto se demitiu no último dia 5.
Com experiência de cerca de 20 anos em saúde indígena, Leandro teve o nome indicado por organizações indígenas e pelo principal líder yanomami, Davi Kopenawa.
A comunidade yanomami sofre com surtos de doenças como malária, desnutrição, verminoses e pneumonia. A situação se agravou com o aumento da presença de garimpeiros ilegais na região.
O Ministério da Saúde distribuiu seis mil testes para detecção de malária em seis áreas do território indígena: Auaris, Surucucu, Missão Catrimani, Maloca Paapiú, Kataroa e Waphuta. Os exames deverão ser usados em toda a população desses territórios, durante uma ação de agentes de saúde. Mesmo pacientes assintomáticos serão testados.