metropoles.com

Yanomami: Ibama e ANP multam fornecedores de combustível a garimpo

De acordo com nota divulgada pelo Ibama, até esta sexta-feira (17/2) as multas ultrapassam R$ 12,6 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Hutukara Associação Yanomami
PF foto colorida de campos de garimpo em território indígena Yanomami - Metrópoles
1 de 1 PF foto colorida de campos de garimpo em território indígena Yanomami - Metrópoles - Foto: Divulgação/Hutukara Associação Yanomami

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) multaram quatro empresas de Roraima por vender o combustível de aviação que abasteceu o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

De acordo com nota divulgada pelo Ibama, até esta sexta-feira (17/2) as multas ultrapassam R$ 12,6 milhões. A alta demanda de combustível de aviação pelo garimpo se deve ao fato de grande parte da logística da prática, como transporte de combustíveis, suprimentos e minérios explorados ilegalmente, ocorrer por meio de aeronaves.

Os indígenas Yanomami enfrentam uma crise humanitária causada pelo avanço do garimpo ilegal na região. A atividade predatória ocasionou uma onda de desnutrição e malária, que já resultou em centenas de mortes e dezenas hospitalizações.

Entre as iniciativas do Ibama para conter a situação, está a suspensão da venda de combustível de aviação para Roraima por empresas e pessoas que não comprovarem atender as exigências ambientais. Já a ANP fiscalizou, até o momento, cinco distribuidoras no Amazonas e São Paulo.

Apreensão de equipamentos

A força-tarefa do governo federal responsável pela operação nas Terras Indígenas Yanomami tem destruído e apreendido equipamentos utilizados por garimpeiros. Nessa quinta-feira (16/2), uma semana após o início da Operação Libertação, foram apreendidos 16 toneladas de minério, quatro embarcações, 7 mil litros de combustível e 500 quilos de alimentos.

A operação envolve a Polícia Federal, Ibama, Forças Armadas, Força Nacional de Segurança Pública e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e tem como objetivo  combater o garimpo ilegal no território Yanomami de Roraima.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?