metropoles.com

Xuxa e Zé Gotinha estrelam campanha de multivacinação; veja vídeo

A ação, da qual Xuxa é voluntária, faz parte de uma campanha governamental que visa o combate ao retorno de doenças erradicadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida de Zé Gotinha e Xuxa se unem pela campanha de vacinação - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Zé Gotinha e Xuxa se unem pela campanha de vacinação - Metrópoles - Foto: Reprodução

A Rainha dos Baixinhos, a Xuxa, e o Zé Gotinha se uniram por meio de em um jingle e um curta-metragem na campanha de vacinação do Ministério da Saúde (MS) que mira crianças e adolescentes até 15 anos. A artista também é a embaixadora do Movimento Nacional pela Vacinação.

O jingle foi criado pelo compositor e ator Junno Andrade, 59 anos, marido de Xuxa. Além da participação voluntária da apresentadora na campanha de vacinação, Junno cedeu os direitos autorais da música para que o governo federal pudesse utilizá-los sem custos.

Veja o curta:

O curta será veiculado em toda a tevê aberta e, na narrativa, Zé Gotinha busca ajuda da Rainha dos Baixinhos para convocar crianças e adolescentes de todo o país para se vacinarem. A filmagem conta com a nave da apresentadora, recriada com efeitos especiais e animação em 3D.

Veja as doenças que podem retornar se não houver adesão à campanha de vacinação:

  • Poliomielite (ou paralisia infantil)
  • Sarampo

Eles também comentam que algumas doenças voltaram a atingir o público-alvo, mas não as citam. Há três anos, a cobertura vacinal não chega sequer a 70%, de acordo com dados divulgados pelo DataSUS.

Artigo divulgado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) afirma que, desde 2016, o país sofre com a queda nos índices de vacinação e considera que doenças já eliminadas e/ou controladas, como a poliomielite e o sarampo, correm o risco de atingir a população.

O relatório Situação Mundial da Infância 2023: para Cada Criança, Vacinação, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), publicado em abril deste ano, revela que cerca de 1,6 milhão de crianças brasileiras não receberam sequer a primeira das três doses do esquema vacinal contra a pólio, no período de 2019 a 2021.

O próprio presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua primeira-drama, Janja, se manifestaram sobre o assunto nas redes sociais. Eles relembraram a importância da vacinação e que, nos últimos anos, a cobertura vacinal foi reduzida – com destaque para a fala de Lula, que atribui o caso ao negacionismo.

Veja

É possível conferir o calendário de vacinação de cada estado no próprio portal do governo, aqui. A iniciativa é uma estratégia do governo federal para promover a eliminação, o controle e a prevenção das doenças imunopreveníveis, assim como a morbidade e mortalidade a elas associadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?