XP/Ipespe: 63% acreditam que a economia está no caminho errado
Levantamento mediu a percepção dos brasileiros sobre a economia. O índice subiu 1 ponto percentual em relação à última pesquisa
atualizado
Compartilhar notícia
A pesquisa Ipespe do mês de maio, divulgada nesta sexta-feira (6/5), aponta que 63% dos brasileiros acreditam que a economia está no caminho errado. O índice subiu 1 ponto percentual em relação à última pesquisa. Por outro lado, 32% a apontam na direção certa, e 5% não souberam ou não responderam.
O levantamento, encomendado pela XP Investimentos, mediu outros aspectos sobre a percepção da população acerca da economia. Em relação à inflação, 95% perceberam aumento no preço dos produtos nos últimos meses. Desses, 73% consideram que os valores aumentaram muito. Apenas 1% dos entrevistados acreditam que os preços diminuíram.
A pesquisa também mensurou a avaliação sobre a possibilidade de manutenção do emprego nos próximos seis meses. Nesse sentido, há otimismo: 65% acreditam que há grandes chances de continuar trabalhando, enquanto 29% acham que a possibilidade é pequena. Somente 2% responderam que ninguém na família está em um emprego atualmente, e 5% não souberam ou não responderam.
Estabilidade no cenário eleitoral
A XP/Ipespe mostrou também que, na versão estimulada do levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu um ponto nas intenções de voto para as próximas eleições e foi a 44%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve no patamar de duas semanas atrás, com 31%. O cenário se mantém estável em relação às últimas pesquisas do instituto.
Também estáveis, apareceram: Ciro Gomes (8%), João Doria (3%) e André Janones (2%). Simone Tebet oscilou de 2% para 1%, enquanto Luiz Felipe d’Ávila marcou 1%. Os outros candidatos não chegaram a 1%.