metropoles.com

XP/Ipespe: 63% acreditam que a economia está no caminho errado

Levantamento mediu a percepção dos brasileiros sobre a economia. O índice subiu 1 ponto percentual em relação à última pesquisa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
O crescimento da economia foi negativo nos últimos dois trimestres
1 de 1 O crescimento da economia foi negativo nos últimos dois trimestres - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A pesquisa Ipespe do mês de maio, divulgada nesta sexta-feira (6/5), aponta que 63% dos brasileiros acreditam que a economia está no caminho errado. O índice subiu 1 ponto percentual em relação à última pesquisa. Por outro lado, 32% a apontam na direção certa, e 5% não souberam ou não responderam.

O levantamento, encomendado pela XP Investimentos, mediu outros aspectos sobre a percepção da população acerca da economia. Em relação à inflação, 95% perceberam aumento no preço dos produtos nos últimos meses. Desses, 73% consideram que os valores aumentaram muito. Apenas 1% dos entrevistados acreditam que os preços diminuíram.

A pesquisa também mensurou a avaliação sobre a possibilidade de manutenção do emprego nos próximos seis meses. Nesse sentido, há otimismo: 65% acreditam que há grandes chances de continuar trabalhando, enquanto 29% acham que a possibilidade é pequena. Somente 2% responderam que ninguém na família está em um emprego atualmente, e 5% não souberam ou não responderam.

Estabilidade no cenário eleitoral

A XP/Ipespe mostrou também que, na versão estimulada do levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu um ponto nas intenções de voto para as próximas eleições e foi a 44%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve no patamar de duas semanas atrás, com 31%. O cenário se mantém estável em relação às últimas pesquisas do instituto.

Também estáveis, apareceram: Ciro Gomes (8%), João Doria (3%) e André Janones (2%). Simone Tebet oscilou de 2% para 1%, enquanto Luiz Felipe d’Ávila marcou 1%. Os outros candidatos não chegaram a 1%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?