Wyllys troca PSol pelo PT e Lula diz: “Seja bem-vindo, companheiro”
Decisão do ex-deputado acontece após pesquisa do Datafolha ter divulgado Lula à frente de Bolsonaro na corrida presidencial
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-deputado federal Jean Wyllys, de 47 anos, decidiu voltar para a vida pública, mas agora de casa nova: ele deixou o Partido Socialismo e Liberdade (PSol), do qual foi integrante por cerca de 11 anos, e anunciou, nesta quinta-feira (20/5), sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT).
O político renunciou ao mandato de deputado federal em 2019, alegando que estava sofrendo ameaças de morte, e atualmente mora em Barcelona, na Espanha.
Nas redes sociais, Wyllys comemorou a escolha.
Veja:
Só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder https://t.co/K25lsa8Cr5
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) May 20, 2021
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder máximo da legenda petista, já desejou as boas-vindas ao novo “companheiro”.
Seja bem vindo, companheiro. ⭐️ https://t.co/jwxLIsOH6m
— Lula (@LulaOficial) May 20, 2021
O PT aproveitou a notícia para incentivar novas filiações à legenda:
🚩 Faça como o Jean Wyllys e filie-se agora mesmo! https://t.co/WqPFGGwtWN
— PT Brasil (@ptbrasil) May 20, 2021
Crítico do governo Bolsonaro, Wyllys decide mudar de partido após pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República divulgada pelo instituto Datafolha ter mostrado o ex-presidente Lula na liderança em simulações de primeiro e de segundo turnos.
Estratégia de luta
Em janeiro de 2019, o então deputado federal pelo PSol do Rio de Janeiro desistiu do mandato, para o qual tinha sido reeleito, e deixou o Brasil.
A decisão, segundo ele, foi tomada por medo de ameaças de morte, que teriam sido intensificadas na ocasião.
Em mensagem de despedida nas redes sociais, Wyllys disse: “Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores”.