Witzel se reúne com MP para discutir ampliação da quarentena no Rio
O anúncio do encontro foi feito durante entrevista ao programa Roda Viva, nessa segunda-feira (04/05)
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), tem reunião marcada com representantes do Ministério Público estadual (MPRJ) e da Defensoria Pública do Rio, nesta terça-feira (05/05), para discutir o prolongamento do isolamento social.
Em entrevista ao programa Roda Viva, nessa segunda-feira (04/05), o governador disse que o encontro terá como pauta o amparo jurídico para ampliação da quarentena.
“Construir essas medidas vai exigir um debate com o Ministério Público, com a Defensoria Pública, para estabelecermos as regras que podem ser adotadas, para que, se necessário, façamos uma maior restrição da circulação das pessoas”, explicou.
Durante o programa, Witzel foi contra ao posicionamento de Jair Bolsonaro (sem partido), favorável à reabertura total do comércio. Para o governador, o presidente está “politizando” a discussão.
“Desde o início, do momento em que nós decretamos a restrição à circulação das pessoas, houve questionamentos por parte de deputados bolsonaristas alegando que não poderia haver o cerceamento da liberdade das pessoas”, comentou.
Com a ampliação da medida, Witzel quer que menos de 50% da população circule pelas ruas. “Tenho sugerido a adição de um decreto com advertência, multa e até apreensão de instrumentos utilizados para quem desobedecer a ordem judicial”, sinalizou.
“É um momento em que estamos construindo essas soluções jurídicas. É uma realidade que não estávamos preparados e não temos instrumentos legais que possam ser utilizados”, completou.