metropoles.com

Witzel presta esclarecimentos ao STJ sobre acusações na saúde e ataca MPF

Operação Placebo, da Polícia Federal, apura gastos da administração estadual durante a pandemia do novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Wilson Witzel _israel
1 de 1 Wilson Witzel _israel - Foto: Divulgação

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), se antecipou e prestou esclarecimentos ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta segunda-feira (1º/06) nos autos da Operação Placebo, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF).

O inquérito investiga desvios na saúde fluminense durante a pandemia do novo coronavírus. Witzel, bem como sua mulher, a advogada Helena Witzel, foram alvos de mandado de busca e apreensão.

Assinada pelos advogados Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, André Hespanhol, Thiago Andrade Silva e Ricardo Sidi, a peça alega que o MPF “agiu de forma precipitada, açodada e até mesmo irresponsável” com a abertura do inquérito.

“Não houve a realização de nenhuma diligência minimamente séria por parte da Subprocuradoria Geral da República antes de ela partir para o pedido de busca e apreensão que gerou grave instabilidade política no estado do Rio de Janeiro, em momento já delicado para a população fluminense”.

O Metrópoles teve acesso ao ofício em que a defesa afirma que toda a narrativa do MPF sobre o governador “se baseia em frágeis ilações e suposições, alcançadas, repita-se, a partir de uma interpretação unilateral e descabida dos fatos”.

“Uma das mais absurdas, sem sombra de dúvidas, é a de que o governador detinha o domínio dos fatos porque ele demonstrava ter ciência das ações governamentais por meio de publicações na sua conta do Twitter”, pontua.

Leia a manifestação da defesa de Witzel:

Witzel presta esclareciment… by Gabriela Vinhal on Scribd

Os advogados de Witzel justificam que é “humanamente impossível, e nem faz parte das atribuições dos governadores”,  ter conhecimento e tomar parte “nas numerosas e complexas etapas dos processos de contratação realizados pelo estado, nas mais diversas secretarias”.

“E há de se destacar que em nenhum momento o governador foi omisso ou conivente, pois, tão logo os fatos chegaram ao seu conhecimento, ele determinou a realização de uma auditoria nas contratações questionadas e, por prudência, afastou o principal suspeito de ter envolvimento com as irregularidades, o qual, como destacado acima, afirmou que não teve nenhum contato com o governador”, reforça.

Indícios de fraudes

Na última quarta-feira (27/05), o STJ determinou que Witzel fosse ouvido no âmbito da Operação Placebo. Após a deflagração da operação, a Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu parecer dizendo que as provas coletadas apontam indícios de que o governador estaria no comando de uma “estrutura hierárquica” da organização e que havia “fortes indícios de fraudes”.

5 imagens
Witzel presta depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira
Governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel
Governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel
O governador Witzel e o vice-presidente Hamilton Mourão
1 de 5

Witzel foi citado em delação por ter indicado o município de Duque de Caxias para receber os repasses do Fundo Estadual de Saúde

Rafaela Felliciano/Metrópoles
2 de 5

Witzel presta depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira

Tomaz Silva/Agência Brasil
3 de 5

Governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel

Divulgação
4 de 5

Governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel

Tânia Rêgo/Agência Brasil
5 de 5

O governador Witzel e o vice-presidente Hamilton Mourão

Reprodução/TV Globo

A PF fez buscas nao Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio de Janeiro, na antiga casa de Witzel e no escritório de Helena e apreendeu computadores e telefones.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?