WhatsApp libera novo recurso para barrar roubo de conta; veja detalhes
Recurso do WhatsApp exige confirmação para vincular a conta a um novo dispositivo, utilizando o aparelho antigo
atualizado
Compartilhar notícia
O WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (13/4), um novo recurso de proteção contra o roubo de conta. Se o usuário precisar transferir sua conta no aplicativo de troca de mensagens instantâneas para um novo dispositivo, será necessária uma verificação adicional.
A partir de agora, será solicitada uma confirmação de que o titular da conta deseja prosseguir com essa mudança no dispositivo antigo. Trata-se de uma verificação de segurança extra.
Para mudar o acesso da conta do WhatsApp para um aparelho novo, o usuário precisará informar, no dispositivo antigo, o horário da solicitação e o modelo do novo celular.
Este recurso pode alertar sobre uma tentativa não autorizada de transferir sua conta para outro dispositivo.
A atualização começa a ser liberada aos usuários nesta quinta.
Outros recursos
Esse recurso se soma a outros dois: a verificação de dispositivo e os códigos de segurança automáticos.
O primeiro deles é um mecanismo de autenticação da conta, que visa evitar o uso do WhatsApp por outras pessoas. A ideia é combater os malwares (programas maliciosos) que tentam roubar a chave de autenticação, que é única para cada conta e permite a conexão à plataforma.
Já os códigos de segurança ajudarão a garantir que o usuário está conversando com o destinatário pretendido. A pessoa pode verificar isso manualmente, acessando a aba Criptografia, nas informações de um contato.
Para tornar este processo mais fácil e acessível a todos, a empresa também trabalha em um recurso de segurança que vai permitir verificar automaticamente se uma conexão é segura. Ao clicar na aba Criptografia, é possível verificar imediatamente se a conversa pessoal é segura.