metropoles.com

WhatsApp bane mais de mil contas no país após denúncias recebidas pelo TSE

Durante o período de 27 de setembro a 15 de novembro, plataforma recebeu 4.630 denúncias para verificação de violações no Termos de Serviços

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
aplicativo_whatsapp
1 de 1 aplicativo_whatsapp - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp baniram, nesta quinta-feira (19/11), mais de mil contas denunciadas por suspeita de disparos de mensagens em massa no aplicativo, logo após o primeiro turno das eleições municipais.

A plataforma de denúncias é uma das iniciativas da parceria estabelecida entre o TSE e a plataforma para combater a vitalidade e as notícias falsas durante as eleições, no contexto do Programa de Enfrentamento à Desinformação da corte eleitoral.

Durante o período de 27 de setembro a 15 de novembro, o WhatsApp recebeu 4.630 denúncias para verificação de possíveis violações no Termos de Serviços da empresa.  Das 3.236 contas válidas identificadas, 1.004 foram banidas, número correspondente a 31% das contas válidas enviadas pelo TSE.

3 imagens
1 de 3

Google Street/Reprodução
2 de 3

Felipe Menezes/Metrópoles
3 de 3

Felipe Menezes/Metrópoles

Entre as contas banidas, mais de 63% haviam sido bloqueadas de forma automática pelo sistema de integridade da plataforma, antes mesmo de serem reportadas.

“O disparo em massa de mensagens é uma prática proibida, passível de punição nas eleições. Os eleitores devem estar atentos e denunciar atividades suspeitas que desequilibrem o processo eleitoral”, afirmou Aline Osorio, secretária-geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

Parceria

Além do canal de denúncias, a parceria entre o órgão e o WhatsApp inclui também três iniciativas: a criação de um chatbot para facilitar o acesso dos eleitores a informações relevantes sobre as eleições, a realização de cursos de capacitação para servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) sobre como combater a desinformação nas plataformas digitais, e a disponibilização de um pacote de figurinhas para incentivar o engajamento dos eleitores no processo eleitoral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?