metropoles.com

Weintraub escolhe ex-partido de Daciolo – e que apoiou Haddad em 2018

Mesmo rechaçado por legendas ligadas a Bolsonaro, como o PTB, ex-ministro da Educação insiste em costurar candidatura ao governo de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, chega na Superintendência da Polícia Federal, na zona oeste de São Paulo
1 de 1 O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, chega na Superintendência da Polícia Federal, na zona oeste de São Paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Bolsonarista “raiz”, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub segue articulando uma candidatura ao governo de São Paulo à revelia do presidente da República (que escolheu lançar o ministro Tarcísio Freitas ao cargo), e indicou, nesta quinta-feira (10/2), que escolheu uma legenda para apoiá-lo no projeto. Trata-se do Brasil 35, pequena sigla sem representação na Câmara dos Deputados e que ganhou esse nome em 2021, após deixar de ser o Partido da Mulher Brasileira (PMB).

Em postagens em suas redes sociais, Weintraub postou convite para evento da sigla no próximo sábado, em São Paulo, com a presença também de seu irmão, Arthur Weintraub, da presidente nacional do partido, Suêd Haidar Nogueira, e do presidente estadual, Laercio Benko.

No convite, o Brasil 35 é tratado pelo ex-ministro como “o partido do conservadores” e ainda há uma provocação ao Centrão (que fechou aliança com o presidente Jair Bolsonaro e o afastou de militantes radicalizados, como o próprio Weintraub). Veja o convite:

Esse “conservadorismo” todo da sigla nanica, porém, é recente. Na eleição presidencial passada, em 2018, o então PMB apoio o petista Fernando Haddad no segundo turno e justificou a decisão com uma mensagem que previa que Bolsonaro poderia “afundar o Brasil em um caos sem precedentes”.

A postagem de apoio a Haddad ainda está no perfil oficial da sigla no Instagram, junto a outros posts críticos ao governo e defesas de pautas progressistas, como a luta contra o racismo. Veja:

3 imagens
Vidas Negras Importam
Críticas à formação do governo Bolsonaro, em 2019
1 de 3

Apoio a Haddad em 2018: "Só é possível fazer oposição e propor o debate em um ambiente democrático, por isso o PMB apoia Fernando Haddad contra o retrocesso e o ódio".

Reprodução/Instagram
2 de 3

Vidas Negras Importam

Reprodução/Instagram
3 de 3

Críticas à formação do governo Bolsonaro, em 2019

Reprodução/Instagram

Com a vitória do atual presidente, a sigla anunciou “oposição consciente”, mas os ventos foram mudando e o partido chegou a negociar a filiação do próprio Bolsonaro entre 2020 e 2021 – a mudança de nome para Brasil 35 era parte da estratégia para convencer o presidente, que acabou se filiando a uma legenda consolidada do Centrão, o PL.

Frustradas as negociações com Bolsonaro, o partido, já de nome novo, mudou de planos e filiou o ex-candidato à presidência Cabo Daciolo, que ficou em 6º lugar na disputa de 2018. Daciolo foi lançado pré-candidato ao Planalto pelo partido, mas também acabou mudando de ideia, largou o Brasil 35 e mergulhou na campanha do ex-adversário Ciro Gomes à presidência, inclusive tendo se filiado ao PDT em janeiro deste ano.

A aproximação com os irmãos Weintraub marca, portanto, um novo momento do partido nanico. Mostra também que o ex-ministro ficou com poucas opções após radicalizar no campo da direita. Ele chegou a negociar com o PTB, um partido maior e que tenta atrair candidatos do campo conservador, mas suas críticas ao governo Bolsonaro (em especial às alianças e escolhas políticas do governo nos últimos meses) foram consideradas muito pesadas para uma sigla que se mantém próxima ao presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?