metropoles.com

Weber cobra do governo documentos sobre situação de venezuelanos em RR

Ministra deu prazo de 15 dias para Planalto esclarecer o processo de interiorização dos estrangeiros que estão em Roraima

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FELLIPE SAMPAIO / SCO/ STF
1 de 1 - Foto: FELLIPE SAMPAIO / SCO/ STF

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a União apresente, num prazo de 15 dias, documentos ao STF para esclarecer o processo de interiorização dos imigrantes venezuelanos que estão em Roraima. A decisão, divulgada nesta sexta-feira (24/8), ocorre dentro da ação na qual o governo de Roraima pede o fechamento temporário da fronteira entre Venezuela e Brasil.

A ministra afirma no despacho que “a absoluta incerteza sobre a duração deste triste êxodo humano” conduz a urgente e necessária aceleração do processo de interiorização, como “válvula de descompressão” da questão litigiosa. A interiorização citada é o deslocamento de venezuelanos para outras regiões do país.

Rosa Weber determinou que a União apresente o número atual de imigrantes venezuelanos encaminhados para outros estados; as atas, se houver, e o cronograma das reuniões de articulação com os demais estados ou municípios para verificação de vagas em abrigos públicos ou da sociedade civil para imigrantes. Ela também cobrou a lista dos estados consultados e cada uma das respostas quanto ao interesse e a existência de vagas; a perspectiva de abertura de novas vagas e os procedimentos que estão sendo adotados para a eventual ampliação deste processo de interiorização.

No último domingo (20), o estado de Roraima pediu novamente ao STF o fechamento temporário da fronteira. No início de agosto, Rosa Weber negou liminarmente esse pedido do governo estadual. O mérito da ação ainda não foi julgado.

Na nova manifestação, a governadora de Roraima, Suely Campos (PP), insiste no fechamento da fronteira entre os dois países, suspendendo temporariamente a imigração na região. Ela alegou que a cidade de Pacaraima, que registrou conflitos no último sábado, 18, transformou-se num ‘barril de pólvora’.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?