“Vou ser cassado em três dias”, reclama Arthur do Val sobre Alesp
Regimento da assembleia, porém, prevê tempo maior, inclusive para deputado apresentar sua defesa; Do Val relatou que recebeu ameaças
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O deputado Arthur do Val (Podemos) fez uma transmissão ao vivo nesta terça-feira (8/3) na qual reclamou que “as coisas têm ido longe demais” e que será cassado “em três dias, um recorde”.
O parlamentar, conhecido como Mamãe Falei, terá a possível cassação de seu mandato analisada pelo Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) após falas machistas contra mulheres ucranianas em áudios do WhatsApp. O caso foi revelado pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.
“Tem um processo de cassação contra mim e eu vou ser cassado em três dias, esse é o recorde de tempo. E quando você é cassado você perde seus direitos políticos por oito anos. Eu vou ser cassado em três dias porque meu áudio vazou. É um momento de tristeza, sinceramente. É o que eu mereço, ser cassado? Eu acho que não, mas cada um faz o seu julgamento”, falou.
“Vivemos num país que você tem um deputado que literalmente foi encontrado com dinheiro na bunda e não aconteceu nada com ele. Vou defender meu mandato, porque tenho orgulho do meu mandato”, acrescentou.
Ampla defesa
Entretanto, o deputado não será de fato cassado em tão pouco tempo. O regimento interno da Alesp prevê que os pedidos de cassação devem tramitar durante ao menos 30 dias.
Na última segunda (7/3), a presidente do Conselho de Ética da casa, a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) explicou ao Metrópoles que Arthur do Val terá o prazo de cinco sessões legislativas para apresentar sua defesa prévia, e só depois disso é que o conselho vai analisar a admissibilidade do processo contra ele. Depois disso, ele tem uma nova oportunidade de se defender, e o conselho define a punição – que pode ser advertência, suspensão ou cassação.
O grupo é composto por 10 deputados, que vão analisar nove representações individuais e três coletivas, que ao todo unem 38 parlamentares de diferentes partidos. Caso o conselho escolha pela suspensão ou cassação, a decisão ainda precisa ser remetida ao Plenário da Assembleia para deliberação.
Namorada
Do Val disse que está recebendo muitas ameaças, uma delas inclusive viria de um grupo neonazista russo que estaria oferecendo dinheiro por sua cabeça. O político voltou a pedir desculpas “para as pessoas que magoou”, em especial para Giulia Blagitz, sua ex-namorada que terminou o relacionamento após os áudios virem à tona.
“Eu magoei uma pessoa em especial que está doendo mais, é a Giulia, ela é uma enfermeira que não tem o menor histórico de lidar com problemas públicos e de repente o rosto dela tá no Brasil inteiro. Eu vou correr atrás dela. Como vou fazer isso? Não sei, mas vou dar um jeito, espero”, falou o deputado.
Em uma publicação no Instagram na noite da sexta-feira (4/3), horas após a divulgação dos áudios, Giulia disse: “Em respeito a todos os meus seguidores que também seguiam o Arthur, gostaria de deixar claro que seguiremos caminhos distintos. Infelizmente a vida é imprevisível e muitas vezes nos leva por caminhos que não compreendemos. Mas de uma coisa podemos ter certeza: o amor foi real e sempre será! Obrigada por tudo que vivemos!”.