“Voto impresso é voltar para época dos dinossauros”, diz Lula
Declaração do petista ocorre no momento em que o presidente Jair Bolsonaro defende o retorno da cédula impressa, alegando risco de fraude
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou suas redes sociais nesta terça-feira (6/7) para criticar o voto impresso, medida defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e por seus aliados. “Voto impresso é voltar para época dos dinossauros”, publicou o petista.
De acordo com o ex-presidente, “se fosse possível roubar na urna eletrônica, jamais um metalúrgico teria sido eleito presidente da República”.
“Eleição roubada foi a do Bolsonaro, que foi eleito com fake news, sem participar de um único debate”, disparou Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto para 2022.
Voto impresso é voltar pra época dos dinossauros. Se fosse possível roubar na urna eletrônica, jamais um metalúrgico teria sido eleito presidente da República. Eleição roubada foi a do Bolsonaro, que foi eleito com fake news, sem participar de um único debate.
— Lula (@LulaOficial) July 6, 2021
A declaração ocorre em meio à defesa do presidente Bolsonaro e de seus aliados pela implementação do voto impresso no Brasil. A PEC 135/2019, que trata sobre o assunto, está sendo discutida no Congresso em meio à resistência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da maioria dos partidos.
Para embasar sua defesa ao voto impresso, Bolsonaro alega, sem apresentar indícios concretos, que poderia haver fraudes na urna eletrônica.
No ano passado, o chefe do Executivo disse que só não venceu no primeiro turno das eleições de 2018 pois houve fraudes. Em 21 de junho, o TSE deu 15 dias para Bolsonaro apresentar provas de suas alegações de irregularidades no sistema eleitoral, mas ele disse que não tem obrigação de fazer isso.