Enviada especial a Brumadinho (MG) — O relógio nunca foi tão cruel com Brumadinho. Invadido por um mar de lama desde o rompimento da barragem de Mina Feijão, na sexta-feira (25/1), o município mineiro distante 70 km de Belo Horizonte trava uma batalha contra o tempo. Às 13h30 desta segunda-feira (28), a tragédia — que até o momento tirou a vida de 58 pessoas — completa 72 horas. Enquanto a cidade conta seus mortos, familiares de 305 desaparecidos esperam angustiados por notícias.
Uma ponta de esperança surge do céu. Nesse domingo (28), a Força Aérea Brasileira e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais começaram a usar drones para buscar corpos e, principalmente, sobreviventes.
Como os rejeitos atingiram uma grande extensão territorial de Brumadinho, socorristas têm encontrado dificuldades para vistoriar todas as áreas. Amigos e parentes de pessoas sumidas acreditam que muitos podem estar ilhados em partes mais altas de matas, onde bombeiros não conseguem chegar a pé. Os aparelhos serão importantes justamente nesse trabalho de reconhecimento.
Integrantes da força-tarefa que trabalham nas buscas desde o dia da ruptura da represa entendem que os aparelhos nunca foram tão imprescindíveis como agora. A própria Aeronáutica fez um apelo para que droneiros se apresentem e coloquem os instrumentos controlados à disposição.
Num áudio gravado pelo coronel Vargas, do Departamento de Controle de Espaço Aéreo da Aeronáutica, o oficial pede auxílio aos donos desses veículos não tripulados e controlados remotamente.
“Nós estamos precisando dos auxílios dos senhores em algumas determinadas regiões. Entretanto, para que esse auxílio possa ser bem-vindo, é preciso que seja coordenado. O ponto focal, assim como o local focal, é a Faculdade Asa. Repassem esse áudio”, pediu o militar.
Ouça o apelo do coronel da Aeronáutica aos droneiros:
A FAB confirmou a veracidade do áudio e reforçou o pedido: “Como a quantidade de helicópteros é pequena e a área atingida é gigante, foi necessário recrutar essas pessoas”, informou.
Apesar de considerar os pilotos de drones bem-vindos, a Força Aérea explicou que quem levantar voo na região de busca sem autorização pode ser interpelado. O receio é de que equipamentos não cadastrados coloquem em risco a operação dos helicópteros de resgate.
“Fora dos locais nos quais estejam autorizados o uso, serão encarados como ato ilícito e a Polícia Militar de Minas Gerais estará atuando a fim de efetuar as prisões necessárias”, ressaltou o coronel Vargas.
Bombeiros usam drone do Metrópoles
Na tarde de domingo (28), o drone do Metrópoles foi usado em auxílio aos socorristas. A equipe de reportagem estava no Parque das Cachoeiras, uma das áreas mais afetadas de Brumadinho.
Policiais haviam solicitado à Defesa Civil drones para fazer o reconhecimento do lugar, mas com muitas vias com acesso interrompido, os equipamentos poderiam demorar a chegar. Momento em que o aparelho dirigido pelo repórter fotográfico do portal Igo Estrela foi usado — a pedido dos responsáveis pela operação — para fazer a leitura da área até a chegada de um helicóptero do Corpo de Bombeiros.
Assista imagens do drone do Metrópoles:
Veja fotos da tragédia de Brumadinho:
53 imagens
1 de 53
A lama arrastou árvores e tomou conta da região
Igo Estrela/Metrópoles
2 de 53
Os bombeiros militares utilizaram helicópteros para auxiliar no resgate
Igo Estrela/Metrópoles
3 de 53FERNANDO MORENO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
4 de 53UARLEN VALéRIO/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
5 de 53Igo Estrela/Metrópoles
6 de 53Igo Estrela/Metrópoles
7 de 53
Carro foi arrastado pela lama
Igo Estrela/Metrópoles
8 de 53Igo Estrela/Metrópoles
9 de 53ALEX DE JESUS/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
10 de 53Wilson Junior/Estadão Conteúdo
11 de 53Igo Estrela/Metrópoles
12 de 53Igo Estrela/Metrópoles
13 de 53Divulgação/Ministério do Interior de Israel
14 de 53Igo Estrela/Metrópoles
15 de 53Mirelle Pinheiro/Metrópoles
16 de 53FELIPE CORREIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
17 de 53Igo Estrela/Metrópoles
18 de 53Material cedido ao Metrópoles
19 de 53WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
20 de 53WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
21 de 53Igo Estrela/Metrópoles
22 de 53Reprodução/TV Globo
23 de 53WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
24 de 53WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
25 de 53Igo Estrela/Metrópoles
26 de 53Igo Estrela/Metrópoles
27 de 53Igo Estrela/Metrópoles
28 de 53MOISéS SILVA/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
29 de 53Igo Estrela/Metrópoles
30 de 53Isac Nóbrega/PR
31 de 53Divulgação/Corpo de Bombeiros
32 de 53UARLEN VALéRIO/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
33 de 53Igo Estrela/Metrópoles
34 de 53Divulgação/Corpo de Bombeiros
35 de 53MOISéS SILVA/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
36 de 53FERNANDO MORENO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
37 de 53
Bombeiros trabalham na busca das vítimas
CADU ROLIM/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
38 de 53UARLEN VALÉRIO/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
39 de 53RODNEY COSTA/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO
40 de 53CHRISTYAM DE LIMA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
41 de 53MOISéS SILVA/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
42 de 53UARLEN VALéRIO/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
43 de 53Isac Nóbrega/PR
44 de 53REPDOUÇÃO/CORPO DE BOMBEIROS
45 de 53UARLEN VALéRIO/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
46 de 53MOISÉS SILVA/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
47 de 53
Helicópteros sobrevoam a área atingida, em busca de vítimas
Igo Estrela/Metrópoles
48 de 53MOISéS SILVA/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
49 de 53WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO/Foto Ilustrativa
50 de 53Igo Estrela/Metrópoles
51 de 53Divulgação/Corpo de Bombeiros
52 de 53
Voluntários também ajudam a encontrar sobreviventes
Igo Estrela/Metrópoles
53 de 53Reprodução/TV Globo
Sepulturas abertas
No final da tarde de domingo, pelo menos 98 sepulturas já haviam sido abertas e preparadas para os enterros no cemitério Parque das Rosas, no bairro Salgado Filho, a cerca de cinco minutos de carro do centro de Brumadinho. Entre os mortos, 19 corpos foram identificados. Veja a lista aqui:
Conheça alguns dos mortos já identificados pelo IML:
10 imagens
1 de 10
Jonatas Lima Nascimento - Carregador da Vale, completou 15 anos de casado em 10 de janeiro deste ano. Em poucas palavras, a esposa dele, Daihene Crizólogo, 31 anos, contou ao Metrópoles não ter parado para pensar, ainda, nos próximos passos. “Eu só quero ficar com meus amigos e lembrar do trabalhador que ele era", disse
Reprodução/Facebook
2 de 10
Marcelle Porto Cangussu, de 35 anos — A médica tinha feito aniversário de 35 anos na quinta-feira (24), um dia antes da tragédia. “No dia 24 de janeiro, ficamos com ela até meia-noite. No dia seguinte, às 7h30, ela já estava no trabalho. A ideia era continuar as comemorações pelo aniversário com os amigos dela na noite de sexta-feira [25]", disse a mãe dela, Mirelle Porto
Reprodução/Facebook
3 de 10
Adriano Caldeira do Amaral — Era casado com Ana Flávia Solva e deixa dois filhos. No Facebook, a esposa dele publicou uma mensagem emocionante: "Vá em paz, continue segurando a minha mão, que eu seguirei aqui firme e com fé", escreveu
Reprodução/Facebook
4 de 10
Flaviano Fialho — Torcedor fanático do Atlético Mineiro, o trabalhador da mineradora Vale era casado e deixa dois filhos. Nas redes sociais, a cunhada Jussara Fialho lamentou: "É com grande pesar que comunico que o corpo do meu cunhado foi encontrado", escreveu
Reprodução/FAcebook
5 de 10
Daniel Muniz Veloso — O mineiro era terceirizado de uma empresa que presta serviço para a Vale. Aos 29 anos, estava em um dos melhores momentos da vida, pois se tornaria pai em pouco mais de um mês. Ele deixa a esposa, Deiviane Muniz, que deve dar à luz no mês de fevereiro
Reprodução/Facebook
6 de 10
Wellington Campos Rodrigues — O analista de sistemas morreu aos 53 anos e trabalhava em uma terceirizada da Vale. Ele deixou a esposa e três filhos
Reprodução/Facebook
7 de 10
Maurício Lauro de Lemos — Pai de Juliana Lemos, que postou nas redes sociais uma mensagem lamentando o ocorrido. "Venho, infelizmente, informar que meu pai foi encontrado sem vida no IML. Agradeço a todos que deram ajuda e apoio", publicou
Reprodução/Facebook
8 de 10
Willian Jorge Felizardo Alves — Também trabalhava na Vale e teve a morte confirmada. Maria de Lourdes Vidal, prima da vítima, disse não conseguir mensurar a dor da família. "Quero agradecer a cada ligação, cada mensagem, cada abraço, cada palavra de conforto nesse momento de muita dor e tristeza em minha família. Que Deus conforte os nossos corações"
Reprodução/Facebook
9 de 10
Leonardo Alves Diniz — Casado com Cristiane Ribeiro Diniz, deixa um filho de 5 anos. Nas horas vagas, o torcedor do Atlético Mineiro tinha costumava frequentar cultos em uma igreja evangélica e andar a cavalo
Reprodução/Facebook
10 de 10
Francis Marques da Silva — Irmã da vítima, Frani Marques chegou a publicar várias fotos na esperança de o irmão ser encontrado com vida. Ao descobrir que o nome dele figurava na lista de mortos, ela desabafou: "Luto"
Reprodução/Facebook
Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil de Minas Gerais, 361 pessoas foram localizadas e 193 resgatadas. De acordo com ele, um ônibus foi encontrado na noite desse domingo próximo à administração da barragem, com corpos, e o resgate foi estendido. Ainda não se sabe o número de mortos dentro do coletivo.