Volta às aulas em Aparecida (GO) teve festa e música
Estudantes retornaram as salas de aula nessa quinta-feira (3/8), em Aparecida de Goiânia; rede municipal tem mais de 55 mil alunos
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Mais de 55 mil crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, das escolas municipais e Cmeis de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, retornaram as aulas nessa quinta-feira (3/8). A abertura solene do semestre foi realizada na Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Darcy Ribeiro, no setor Comendador Walmor.
A unidade, que atende mais de 650 crianças da primeira fase do Ensino Fundamental, recebeu os estudantes de maneira festiva, com apresentações musicais conduzidas pelo maestro Francinaldo Rodrigues e de dança realizadas por professoras do EMEI.
Segurança e trânsito na porta das escolas
A volta às aulas é acompanhada com o Programa Escola Segura. Nesta iniciativa, que envolve a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito, a gestão destaca equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da SMTA para fazer rondas no entorno das unidades e orientar os condutores na entrada das escolas, nos horários de entrada e saída dos alunos.
A GCM estará presente nas escolas com guardas municipais que ficam nas unidades durante todo o horário de funcionamento. “É um trabalho permanente que visa a proteção das crianças, da equipe pedagógica e a segurança no ambiente do ensino-aprendizagem”, garantiu o secretário de Segurança Pública, Tales de Castro, na recepção aos alunos no EMEI Darcy Ribeiro, no setor Comendador Walmor.
A GCM executará nas escolas uma agenda de palestras sobre prevenção ao bullying, a abusos sexuais e a violência. São 21 temáticas, envolvendo cidadania, desenvolvimento humano, valores sociais, etc. Botões do pânico já distribuídos nas escolas da rede municipal e o videomonitoramento combinado com as rondas da GCM são outros recursos disponibilizados pela Prefeitura de Aparecida para resguardar a comunidade escolar.
Elias Santos, diretor de Educação para o Trânsito da SMTA, acrescentou que os agentes vão intensificar nesta primeira semana de aulas as ações educativas na porta das escolas. “Neste momento, as ações são educativas, orientando os condutores. Mas se persistirem as infrações, nossas equipes estarão fiscalizando e multando aqueles que descumprirem as regras do Código de Trânsito Brasileiro”, finalizou Elias.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia