VoePass: saiba quem são os 8 mortos ligados a uma mesma universidade
O acidente aéreo em São Paulo deixou 61 mortos, sendo oito ex-alunos e professores da mesma universidade
atualizado
Compartilhar notícia
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) emitiu uma nota, no início da noite desta sexta-feira (9/8), comunicando o falecimento de oito professores (o marido de uma professora também morreu) e ex-alunas que estavam no voo 2283 da Voepass Linhas Áreas, que viajava do Aeroporto Regional de Cascavel (PR) para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e caiu em Vinhedo, no interior do estado. Eles estão entre as 61 vítimas do acidente aéreo.
Entre as vítimas que integravam o quadro de alunos e docentes da universidades estão:
Professor Edilson Hobold: docente do curso de Educação Física do Campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste, mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi diretor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras e teve grande experiência na área, com ênfase em Treinamento Esportivo e Pedagogia do Esporte. Atuou muitos anos também como árbitro na Federação Internacional de Judô (FIJ), tendo trabalhado nos últimos anos em diversos eventos internacionais no Brasil e no exterior.
Professor Deonir Secco: docente do curso de Engenharia Agrícola do Campus de Cascavel, graduado em Agronomia e doutor na mesma área pela Universidade Federal de Santa Maria. Na Unioeste, o docente atuava na graduação e no programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura desde 2010, sendo um de seus idealizadores e do qual foi coordenador no período de 2010 a 2012. Coordenava também o laboratório de Física do Solo (LAFIS) e foi líder do grupo de pesquisa “Manejo de solos para sustentabilidade de cultivos agrícolas”.
Professora Raquel Ribeiro Moreira: docente e ex-aluna da Unioeste, formou em Letras em 1999. Atualmente era docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade. Tinha experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, adolescentes em situação de risco social, livro didático, educação formal e profissionalizante e produção textual. Adriano Daluca Bueno, marido de Raquel, também morreu no acidente.
Professor José Roberto Leonel Ferreira: estava aposentado há três meses, mas atuou na docência e na residência Médica no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) desde 2000, também sendo proprietário do Centro de Imagens Dr. Leonel Ferreira em Cascavel e Médico Radiologista do Hospital Policlínica Cascavel desde 1989. Participava dos grupos de pesquisa de Litíase Renal pela Unioeste e Dosimetria em radiação ionizante pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Sarah Sella Langer: médica pediátrica formada pela Unioeste em 2012, também atendia no Pronto-Socorro Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). A médica participava ainda de projetos de pesquisa com Imunoterapia sublingual na Dermatite Atópica e genética da Dermatite Atópica em pacientes brasileiros.
Mariana Comiran Belim: médica intensivista na UTI Adulta do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). Ex-acadêmica de medicina, formou-se no curso de Medicina do campus de Cascavel em 2019. Concluiu residência em Clínica Médica no Hospital Universitário Regional de Maringá (HURM) no ano de 2022. Atualmente era médica residente de Oncologia Clínica pela União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan).
Ana Caroline Redivo: ex-aluna formada em 2014 no curso de Administração da Unioeste. Atualmente trabalhava como nutricionista especialista em medicina funcional integrativa e tratamento nutricional avançado. A profissional compartilhava dicas sobre alimentação e estilo de vida nas redes sociais.
Hadassa Maria de Sila: ex-aluna formada no curso de Ciência Contábeis na Universidade Estadual Oeste do Paraná (Unioeste), no campus de Cascavel.
Ver essa foto no Instagram
Acidente
Um avião da companhia aérea VoePass, antiga Passaredo, caiu em uma área residencial, na tarde desta sexta-feira (9/8), em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave saiu de Cascavel, no Paraná, às 11h58, e tinha como destino o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
No avião havia 57 passageiros e 4 tripulantes. As 61 pessoas que estavam na aeronave morreram. Inicialmente, a companhia aérea havia informado que 62 pessoas estavam a bordo.
Sete viaturas da equipe de Bombeiros foram acionadas para o local. Informações preliminares indicam que se trata de uma aeronave turboélice com 73 assentos, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O pouso da aeronave no aeroporto de Guarulhos estava previsto para as 13h50. Segundo os bombeiros, o avião caiu na Rua Cristã de Galo, 79, em um condomínio fechado. Ninguém em solo foi atingido.