metropoles.com

VoePass: áudio de caixa-preta mostra que último som foi de gritos

A reportagem do Jornal Nacional teve acesso aos áudios das caixas pretas do avião da VoePass

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra avião com 62 pessoas cai em Vinhedo, no interior de São Paulo
1 de 1 Imagem colorida mostra avião com 62 pessoas cai em Vinhedo, no interior de São Paulo - Foto: Reprodução

O áudio da caixa-preta do avião da VoePass que caiu na última sexta-feira (9/8), em Vinhedo (SP), foi revelado pelo Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Segundo dados do aparelho, o último som registrado pelos gravadores foram os gritos dos passageiros. Os áudios e a transcrição das gravações foram revelados pelo Jornal Nacional.

Segundo os investigadores, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva percebeu que a aeronave estava perdendo altitude, e avisou ao piloto Danilo Santos Romano que era preciso estabilizar o avião. Cerca de um minuto foi o tempo que demorou entre a percepção da perda de altitude pelos pilotos e a queda.

Segundo reportagem do Jornal Nacional, os últimos registros dos gravadores foram os gritos da tripulação durante o um minuto de queda.

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Cenipa, negou que os áudios das caixas-pretas tenham sido divulgados. “Nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas (Cockpit Voice Recorder e Flight Data Recorder) da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente aeronáutico em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (09/08)”, diz trecho da nota.

Causa da queda

Os investigadores apontam que apenas com a análise dos áudios da cabine não é possível identificar a causa aparente para a queda.

Ao Jornal Nacional os investigadores disseram que a proximidade das hélices com a cabine de comando tem dificultado a escuta dos diálogos com clareza. A análise preliminar aponta que não foram identificados sons de alerta, como uma possível pane, alerta de fogo ou falha elétrica.

A hipótese de formação de gelo nas asas não foi nem confirmada nem descartada pelos investigadores.

A FAB informou que o relatório preliminar sobre a queda do avião da VoePass, em Vinhedo (SP), deve sair em um prazo de 30 dias. Os investigadores pretendem dar um desfecho junto com o relatório e tratam a tragédia como nebulosa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?