metropoles.com

VoePass anuncia demissões e mudanças na diretoria após queda de avião

Em nota, a Voepass anunciou diversas mudanças nas áreas de comando da empresa. Tragédia aérea com 62 mortos aconteceu em agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Pinto/Agência Brasil
Avião da empresa VOEPASS decolando no aeroporto de Guarulhos
1 de 1 Avião da empresa VOEPASS decolando no aeroporto de Guarulhos - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A VoePass Linhas Aéreas informou, por meio de nota divulgada na noite dessa quarta-feira (25/6), série de mudanças no comando e na diretoria da empresa, com a demissão dos responsáveis pela manutenção, segurança operacional e operações.

As alterações ocorrem após o desastre aéreo do voo 2283, que matou 62 pessoas a bordo de uma aeronave ATR-72, em agosto, em Vinhedo (SP).

De acordo com o informe, o atual presidente e cofundador, José Luiz Felício Filho, assume a liderança executiva e a gestão direta das operações, mantendo o cargo de presidente e acumulando funções. Felício, que é piloto há mais de 30 anos, é o comandante mais antigo da empresa e está na presidência da companhia desde 2004.

O CEO, Eduardo Busch, passa a liderar a frente de questões jurídicas da Voepass.

7 imagens
Acidente ocorreu em 9 de agosto
Avião da VoePass após acidente em Vinhedo
Avião da VoePass após acidente em Vinhedo
1 de 7

Ninguém sobreviveu

Reprodução
2 de 7

Acidente ocorreu em 9 de agosto

Secretaria de Segurança de São Paulo
3 de 7

Avião da VoePass após acidente em Vinhedo

Arquivo Pessoal
4 de 7

Avião da VoePass após acidente em Vinhedo

Arquivo Pessoal
5 de 7

6 de 7

7 de 7

Demissões

Eric Cônsoli, que estava à frente da chefia de Manutenção, David Faria, da Diretoria de Segurança Operacional, e Marcel Moura, da Diretoria de Operações, deixam a companhia. “A Voepass reconhece e agradece as importantes contribuições que os executivos desempenharam na trajetória da empresa”, detalha a nota.

Carlos Alberto Costa, o comandante Diego Hangai, há 13 anos na VoePass, e o comandante Raphael Limongi assumem, respectivamente, os cargos deixados na diretorias de Manutenção, de Segurança Operacional e de Operações.

Todas as indicações para os cargos de liderança estão sob aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), conforme regulação vigente, segundo a VoePass.

O acidente

Em 9 de agosto, um avião do modelo ATR-72, da companhia VoePass, antiga Passaredo, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, e matou todas as 62 pessoas a bordo, sendo quatro tripulantes e 58 passageiros.

A aeronave partiu, em 9 de agosto, de Cascavel (PR), às 11h46 e tinha como destino o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com pouso previsto às 13h40, mas perdeu sustentação em voo e colidiu com o solo às 13h22.

Segundo a Polícia Técnico-Científica de São Paulo, todas as 62 vítimas da queda do avião em Vinhedo, no interior do estado, morreram de politraumatismo quando a aeronave despencou de uma altura de cerca de 4 mil metros e atingiu o solo.

A empresa afirma que a aeronave decolou do Paraná com todas as condições operacionais para cumprir a programação, informação confirmada pelo Cenipa no dia da divulgação do relatório preliminar.

Segundo o órgão, a última revisão da aeronave ocorreu em 24 de junho de 2023. No dia do acidente, foi realizado um “check diário”, que constatou que a aeronave estava apta para voar, conforme normas previstas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?