metropoles.com

Vladmir Putin presta condolências a Lula por tragédia em São Paulo

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, desejou, via governo russo, condolências ao presidente Lula pelo desastre no sudeste brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Contributor/Getty Images
Putin impõe lei marcial nas quatro regiões anexadas na Ucrânia. Na foto, ele discursa diante de microfones, usando terno, com duas bandeiras da Rússia atrás - Metrópoles
1 de 1 Putin impõe lei marcial nas quatro regiões anexadas na Ucrânia. Na foto, ele discursa diante de microfones, usando terno, com duas bandeiras da Rússia atrás - Metrópoles - Foto: Contributor/Getty Images

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, prestou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condolências pela tragédia que assola o estado de São Paulo. São Sebastião, a cidade mais castigada na região, registrou até o momento 35 mortes. Outro óbito, de uma criança de 7 anos, ocorreu em Ubatuba.

Vídeo: presidente Lula sobrevoa área destruída pelas chuvas em SP

No canal do Kremlin no Telegram, o governo russo afirmou que o líder enviou condolências ao presidente brasileiro: “Vladimir Putin enviou uma mensagem de condolências ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pelas consequências devastadoras dos alagamentos em São Paulo”, informa a mensagem.

Putin é protagonista na guerra com a Ucrânia, que completa um ano na próxima sexta-feira (24/2). Coincidentemente, Lula e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, têm um encontro telefônico agendado para esta semana. O conflito diplomático iniciado pelo presidente russo já matou cerca de 300 mil pessoas.

Em sua última fala sobre a guerra, o petista reforçou o pedido pelo fim do conflito: “Precisamos começar um grupo de países que se organiza pela paz. Alguém tem de falar para o Putin e o Zelensky para pararem a guerra. Acho que o Biden tem a clareza que a guerra tem que parar. E eu disse pro Biden que temos disposição de conversar”, escreveu Lula nas redes sociais.

Chuvas em São Paulo

Os bombeiros estimam que, até o momento, pelo menos 40 pessoas estejam soterradas após deslizamentos de terra ocorridos em decorrência de tempestades que caíram em São Sebastião, no litoral paulista, desde sábado (18/2). A cidade foi a mais castigada pelas fortes chuvas, registrando até o momento 26 mortes.

O governo de São Paulo decretou estado de calamidade pública nas cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Bertioga e Guarujá, as mais impactadas pelas tempestades.

Segundo a mais recente atualização da Defesa Civil, são 35 mortos em São Sebastião (31 na Barra do Sahy, um no Morro do Esquimó, um em Boiçucanga e um em Juquehy) e uma em Ubatuba. Até por volta das 8h50 desta segunda-feira (20/2), o número de desalojados era de 970 e de desabrigados 747.

4 imagens
Casas desmoronaram após chuvas no litoral de São Paulo
Estragos causados pela chuva em São Sebastião, no litoral de São Paulo
Pessoas fazem fila humana para carregar crianças após chuvas em SP
1 de 4

2 de 4

Casas desmoronaram após chuvas no litoral de São Paulo

Defesa Civil de SP
3 de 4

Estragos causados pela chuva em São Sebastião, no litoral de São Paulo

Daniela Andrade/PMSS
4 de 4

Pessoas fazem fila humana para carregar crianças após chuvas em SP

Instagram/Reprodução

A corporação ainda contabiliza o total de pontos de deslizamento ocorridos em São Sebastião. Para isso, faz sobrevoos para identificá-los. O acesso aos pontos mais críticos ainda só pode ser feito por via aérea.

Até a publicação desta reportagem, a Rodovia Doutor Manoel Hyppólito Rego (SP-055) permanecia totalmente bloqueada na altura do km 174, por causa de uma queda de barreira, e entre os kms 136 e 142, também por queda de barreira, além de árvores.

A mesma rodovia permanecia parcialmente interditada nos kms 61, 66, 84, 95, 96, 116, 164, 188 e 237, por causa da quedas de árvores, erosão, queda de barreiras e alagamentos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?