metropoles.com

“Viva Zumbi”: Brasil comemora pela 1ª vez seu Dia da Consciência Negra

Data faz referência a um dos principais líderes da luta contra a escravidão. Nascido livre, ele foi escravizado aos 6 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ficklir/julioc4p031r4
Imagem colorida de estátua de Zumbi dos Palmares
1 de 1 Imagem colorida de estátua de Zumbi dos Palmares - Foto: Ficklir/julioc4p031r4

O Brasil celebra neste dia 20 de novembro o primeiro feriado Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data foi firmada no dia 21 de dezembro do ano passado, após a sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do projeto de Lei (PL) nº 3.268/2021.

Antes da lei de âmbito nacional, o feriado já era lei em seis estados e em mais de mil cidades do Brasil. Além de fixar o feriado nacional no calendário, a sanção presidencial associou a data a Zumbi dos Palmares.

O PL do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra teve como autor o senador Randolfe Rodrigues (PSol-AP). A aprovação teve 286 votos favoráveis e 121 contra. Dois parlamentares se abstiveram.

Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo defendeu nesta semana, no programa Roda Viva da TV Cultura, que é preciso entender o passado para que as consequências da escravidão possam ser superadas ou ao menos minimizadas.

“Sobre a escravidão negra, por exemplo, nós não avançaremos do ponto de vista de construir relações raciais efetivas, não hierárquicas no nosso país, se de verdade a gente não olhar para o processo que construiu os nossos procedimentos atuais”, afirmou.

Zumbi dos Palmares

A data do feriado coincide com a da morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695. Após ser alvo de traição, ele foi preso e morto. Zumbi foi um dos principais líderes negros escravizados no período colonial do Brasil.

Ao nascer, Zumbi dos Palmares foi batizado como Francisco. O quilombo criado por ele chego a ter 20 mil habitantes. A estrutura ficava na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares (AL), um lugar que não era de fácil acesso, o que dificultava ações de captura. Ele incentivou a fuga de escravos e liderou a resistência contra a escravidão.

Nascido livre em Palmares, Zumbi foi escravizado por um padre quando tinha apenas 6 anos. Ele chegou a aprender latim e servir à missa. Quando tinha 15 anos, Zumbi fugiu e retornou ao Quilombo, onde se tornou o guerreiro Zumbi. Em 1694, uma expedição portuguesa destruiu o quilombo, um ano antes da morte do líder.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?