metropoles.com

Viúva de Marielle pede ação do governo para elucidar assassinato

Crime aconteceu em março e até hoje os autores não foram identificados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp Image 2018-03-22 at 10.15.06
1 de 1 WhatsApp Image 2018-03-22 at 10.15.06 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A viúva da vereadora Marielle Franco, Mônica Benício, se reuniu nesta sexta-feira (31/8) com o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, para cobrar ações mais efetivas na elucidação do assassinato da parlamentar e de seu motorista, Anderson Gomes. De acordo com o ministério, Rocha se comprometeu a atuar junto às autoridades federais para viabilizar o caso seja solucionado rapidamente.

Marielle e Anderson foram executados no Rio de Janeiro em março. Até hoje os autores do crime não foram identificados. A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio tratam o caso como sigiloso, mas indicam que a motivação para os assassinatos tenha a ver com a atuação política da vereadora.

De acordo com o MDH, a pasta ofereceu a Mônica a inclusão no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH). Ainda segundo o órgão, Mônica afirmou, durante o encontro, que Rocha é a primeira autoridade em âmbito federal que a recebe. A ativista disse estar preocupada com a demora na conclusão das investigações.

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, já afirmou em meados de agosto que a elucidação do crime é uma “questão de honra” para o presidente Michel Temer e que a Polícia Federal tem uma equipe formada para atuar nas investigações, mas o MP do Rio ainda não aceitou a ajuda.

Uma das linhas de investigação envolve três deputados estaduais do MDB atualmente presos pela Lava Jato no Rio: Jorge Picciani (ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio, em prisão domiciliar), Paulo Melo e Edson Albertassi. Por esta tese, o crime teria sido encomendado por conta de uma disputa política.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?