Após mutirão, Vitória (ES) monta mosaico gigante de resíduos coletados
Ação ocorreu após limpeza da baía e dos manguezais da capital capixaba. Desenho de tartaruga foi criado com diversos tipos de resíduos
atualizado
Compartilhar notícia
Espírito Santo — A cidade de Vitória tem um novo título para chamar de seu. A capital do Espírito Santo registrou um recorde no último dia 21/5. O município montou o maior mosaico de resíduos coletados no mundo.
A novidade veio como resultado do mutirão de limpeza na orla e nos manguezais da cidade. Na ação de 2022, foram recolhidas cerca de 190 toneladas de lixo, como pneus e embalagens plásticas e metálicas.
Com os resíduos recolhidos, uma tartaruga de 1,3 mil metros quadrados saiu do papel e se tornou um mosaico na Praça do Papa. O esboço do artista Nico, do bairro Jesus de Nazareth, foi feito pelos trabalhadores das ações de limpeza.
O mutirão começou em 16/5, em homenagem ao Dia do Gari, e terminou em 21/5. Uma festa, com participação de componentes da escola de samba Andaraí, animou os trabalhadores da ação, que acontece anualmente.
O objetivo da iniciativa é despoluir a orla e os manguezais de Vitória. Dessa forma, há uma chance de maior preservação do meio ambiente. Além de ajudar a natureza, os mutirões auxiliam no sustento de diversos cidadãos que vivem do extrativismo nesses locais.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.