metropoles.com

Vítimas de massacre em Suzano serão veladas juntas

Cerimônia será realizada nesta quinta-feira (13/3), no parque Max Feffer, conhecido como Arena Suzano. Atiradores mataram oito pessoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
velorio suzano4
1 de 1 velorio suzano4 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Enviado especial a Suzano (SP) – O velório das vítimas do massacre no Colégio Estadual Raul Brasil será realizado nesta quinta-feira (13/3), no parque Max Feffer, conhecido como Arena Suzano.

A secretária substituta de educação básica, Iolene Lima, enviada pelo Ministério da Educação (MEC) para acompanhar o caso, confirmou ao Metrópoles que cinco corpos já foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) na noite desta quarta-feira (13/3).

Na arena serão veladas sete vítimas, sendo seis estudantes e a diretora do colégio. Os copos estão sendo preparados em funerárias da cidade e as famílias já concordaram com o velório coletivo.

Responsável pela organização do local, o funcionário da prefeitura de Suzano César Braga destacou que ajustes de segurança e cortejo ainda são definidos. “Detalhes de batedores e organização da cerimônia estão sendo discutidos”, afirmou. Nesta noite, funcionários da prefeitura instalam cadeiras e ninguém pode entrar na Arena Suzano, segundo Braga.

Mesmo após quase 10h do massacre, a movimentação é grande na cidade de Suzano. Familiares e amigos das vítimas ainda estão no colégio, no IML e na delegacia. Aos poucos, pessoas começam a chegar no local do velório: a Guarda Civil Municipal cuida da vigilância da região.

Confira imagens da preparação da Arena Suzano para a cerimônia:

6 imagens
Arena Suzano foi preparada para o velório coletivo
Moradores começam a chegar ao local do velório coletivo nesta quinta-feira (14)
1 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 6

Arena Suzano foi preparada para o velório coletivo

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 6

6 de 6

Moradores começam a chegar ao local do velório coletivo nesta quinta-feira (14)

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

Investigações e apoio aos sobreviventes
A secretária substituta de educação básica, Iolene Lima, esteve no colégio e conversou com o delegado que acompanha o caso. Os investigadores tentam descobrir o que motivou o ataque.

Foram apreendidos pela polícia celulares, computadores e cadernos dos dois atiradores envolvidos no massacre, que matou oito pessoas e deixou mais de 10 feridos. Os criminosos foram identificados como Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, 25. Ambos eram ex-alunos do colégio e também morreram quando a PM entrou na escola: Guilherme matou Luiz Henrique e depois tirou a própria vida.

Iolene classificou episódio como traumático. “Tudo que envolve criança e adolescente nessa circunstância é muito difícil de entender. Ninguém consegue se conformar. É tudo muito triste”, lamentou.

As aulas no colégio Estadual Raul Brasil estão suspensas até pelo menos a próxima segunda-feira(18/3). O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), decretou luto oficial de três dias no estado.

A prefeitura de Suzano e o governo estadual vão disponibilizar psicólogo e psiquiatra para ajudar no auxílio às famílias das vítimas e da comunidade escolar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?