“Violência que jamais será esquecida”, diz Rosa Weber sobre atos de 8/1
Após 100 dias do episódio, ministra descreveu a data como “Dia da Infâmia” e anunciou que todo o prédio do STF foi reconstruído
atualizado
Compartilhar notícia
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, se manifestou nesta terça-feira (18/4) sobre os 100 dias desde os ataques aos prédios dos Três Poderes da República em 8 de janeiro, afirmando que o episódio “jamais será esquecido”. A ministra descreveu a data como “Dia da Infâmia” e anunciou que todo o prédio do STF já foi reconstruído.
“Neste 18 de abril de 2023, completam-se exatos cem dias do 8 de janeiro – o Dia da Infâmia -, em que milhares de criminosos, movidos por ódio e irracionalidade, atacaram com extremada violência as instalações dos Três Poderes da República”, disse a ministra.
E continuou: “Não houve um momento sequer, desde o atentado, em que esta Suprema Corte tenha deixado de cumprir a sua missão precípua de guardar a Constituição, demonstrando que esta imprescindível instituição republicana se mantém livre e independente, e que a nossa democracia permanece inabalada e inabalável.”
Weber ainda citou o início das votações que podem tornar réus os denunciados pela Procuradoria-Geral da República. O julgamento de 100 das 1.390 pessoas denunciadas teve início nesta terça-feira (18/4), em plenário virtual. Alexandre de Moraes, relator do processo, e Dias Toffoli votaram até agora, ambos a favor da condenação.
“Por ocasião dos cem dias passados desde o oito de janeiro, registro a convicção de que incumbe ao Judiciário preservar a memória institucional, para que aquele terrível episódio, conquanto vencido, não seja esquecido – como condição para que não se repita.”