metropoles.com

Violência no RN: sobe para 116 o número de presos após ataques

Forças de segurança realizam operação para conter onda de ataques, mas a violência no estado segue pelo 5º dia consecutivo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Secretaria de Segurança Pública RN
policiais em operação no RN -Metrópoles
1 de 1 policiais em operação no RN -Metrópoles - Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança Pública RN

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (RN) divulgou, na manhã deste sábado (18/3), um novo balanço com o número de presos e apreensões após quatro dias de ataques e violências registrados em várias regiões do estado.

Na última atualização, veiculada às 20h, a polícia confirma a detenção de 116 suspeitos de participar das ações comandadas por uma facção criminosa.

Entre os presos, três são adolescentes, 12 são foragidos da Justiça recuperados e dois estão com tornozeleira eletrônica.

No total, foram apreendidos pelas forças de segurança:

  • 34 armas de fogo
  • 4 simulacros de arma de fogo
  • 98 artefatos explosivos
  • 23 galões de gasolina
  • 12 motos
  • 2 carros
  • Dinheiro
  • Drogas
  • Munições
  • Produtos de furtos

Desde a madrugada da última terça-feira (14/3), várias cidades do Rio Grande do Norte são alvos de ataques promovidos por uma facção criminosa. Entre os alvos estão órgãos públicos, prédios privados e veículos da frota de transporte público.

Operações das forças de segurança

Ações conjuntas das polícias Civil, Militar e Federal tentam conter a onda de ataques nas cidades potiguares. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, os atos de vandalismo são coordenados por uma facção criminosa liderada por José Kemps Pereira de Araújo, de 45 anos, conhecido como Alicate. O suspeito que está detido foi transferido para o presídio federal de Mossoró na última terça-feira (14/3).

O grupo criminoso é investigado desde 2022 e é suspeito de movimentar cerca de R$ 150 mil por mês com tráfico e assaltos.

Segundo as investigações, pessoas ainda em liberdade estariam cumprindo as ordens de Alicate em Natal, Parnamirim e Nísia Floresta, na região metropolitana da capital do Rio Grande do Norte.

Força Nacional

Para conter as ações criminosas, o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), autorizou, na última terça-feira, o envio de agentes da Força Nacional para auxiliar as operações no Rio Grande do Norte.

Além disso, o secretário nacional de Segurança, Tadeu Alencar, confirmou a sua ida para o Rio Grande do Norte para ajudar no restabelecimento da ordem no Rio Grande do Norte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?