metropoles.com

Violência na Bahia: “Não há protecionismo em relação ao PT”, diz Dino

Ao ser questionado sobre diferença de reação à chacina de Guarujá (SP) e mortes na Bahia, Dino recuou em declaração sobre São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/ Metropoles
Foto colorida do ministro da Justiça Flávio Dino - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do ministro da Justiça Flávio Dino - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/ Metropoles

O ministro da Justiça Flávio Dino negou que haja tratamento diferenciado para com os estados quando o assunto é casos de violência com repercussão nacional. Ele garantiu que “não há protecionismo ao PT” no caso da Bahia, que vive uma onda de violência com destaque nos rankings de homicídios e mortes em ações policiais.

Dino falou sobre isso em uma coletiva nesta segunda-feira (2/10) em Brasília (DF), ao ser questionado pelo Metrópoles sobre a diferença de postura diante da chacina de Guarujá (SP), quando pelo menos 28 foram mortos após assassinato de um policial militar, e as dezenas de mortes na Bahia após o homicídio de um policial federal.

Veja o vídeo:

No caso de São Paulo, Dino disse que “houve uma reação imediata que não parece nesse momento ser proporcional em relação ao crime que foi cometido”. Quando foi questionado sobre se o mesmo valia para a situação atual da Bahia, Dino disse que sua fala sobre São Paulo foi tirada de contexto.

“Eu disse que um dos elementos que tem que analisar é se a ação foi proporcional. Isso foi transformado indevidamente de que eu estava protegendo o governo da Bahia porque era do PT e que eu estava condenando o governo de São Paulo porque era dirigido pelo Tarcísio. E isso não é verdade”, defendeu Dino nesta segunda, durante coletiva no Palácio da Justiça.

Mesma régua para todos

A fala que Dino disse ter sido tirada de contexto foi feita após um evento no Palácio do Planalto, em 31 de julho deste ano, quando se acumulavam as primeiras denúncias de que a PM de São Paulo estava matando como forma de vingança.

“Chama atenção o fato de você ter um terrível crime contra um policial, um crime que realmente merece repúdio, a repulsa – foi usado inclusive uma pistola 9mm – e houve uma reação imediata que não parece nesse momento ser proporcional em relação ao crime que foi cometido. Agora, evidentemente isso não é possível de ser afirmado agora, por isso é muito importante garantir o principal, que as investigações ocorram conduzidas pelas autoridades estaduais”, afirmou Dino na ocasião.

Agora, o ministro argumenta que não fez juízo de valor ao que acontecia em São Paulo, governada por Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Em nenhum momento nós fizemos nota, tweet, apontando dedo contra o governo de São Paulo ou contra qualquer governo. Nós não fazemos isso, contra qualquer governo. Nós respeitamos o que o governo está ali fazendo, porque ele tem autonomia”, argumentou Dino.

“O que vale para São Paulo, vale para a Bahia, tanto é que todas as vezes que eu ligo para o governador Tarcísio, ele me atende, e vice-versa. Então, o governador Tarcísio sabe que não houve isso que disseram”, declarou ainda Dino nesta segunda.

Lançamento de programa

Dino lançou nesta segunda o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc). Durante a cerimônia, o ministro aproveitou para rebater críticas e fazer uma retrospectiva sobre sua gestão desde janeiro. Ele é o principal cotado para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

O Enfoc conta com cerca de R$ 900 milhões que serão usados até 2026. O programa é dividido em cinco eixos, que incluem a eficiência da justiça criminal, a cooperação entre entes, além da integração entre portos, aeroportos e fronteiras.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?