Violência doméstica: operação nacional já prendeu mais de 4.200
Ministério da Justiça coordena ação contra violência doméstica em todos os 26 estados e o DF. Mais de 20 mil inquéritos foram instaurados
atualizado
Compartilhar notícia
Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (21/3), o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, apresentou os resultados parciais da Operação Átria, que visa coibir a violência contra a mulher em todo o território nacional. A ação articula as secretaria de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal.
“Temos indicadores que nos obrigam a olhar para a violência contra a mulher. É um país de dimensões continentais, não dá pra ser enfrentado apenas por um estado, requer integração e troca de inteligência”, afirmou Alencar.
A Operação Átria foi deflagrada em 27 de fevereiro e vai durar um mês. Segundo o Ministério da Justiça, o objetivo da coordenação é a prevenção à violência doméstica, ainda assim, muitas apurações e prisões aconteceram no âmbito da operação.
Veja os número da Operação Átria:
- Denúncias apuradas: 7.276
- Inquéritos policiais instaurados: 20.024
- Inquéritos policiais concluídos: 17.958
- Adultos presos: 4.255
- Armas brancas apreendidas: 340
- Armas de fogo apreendidas: 269
- Projéteis apreendidos: 6.086
Estavam presentes na coletiva cinco delegadas das unidades especializadas de atendimento à mulher, as Deams. Eram elas: Cristiane Machado Pires Ramos, do Rio Grande do Sul; Cláudia Dematté de Freitas Coutinho, do Espírito Santo; Ana Elisa Gomes Martins, de Goiás; Marna de Miranda de Barbosa, do Amazonas; e Fabiana Ferreira Fernando, de Pernambuco. Cada uma delas representava uma das regiões do país.