metropoles.com

Violência contra idosos cresce 97% no 1º trimestre de 2023

Casos contra idosos somaram 202,3 mil nos primeiros três meses do ano. Ministério retomou canal de denúncia para evitar subnotificação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Desenho de oito bonecos de mas dadas e um deles, que está usando uma bengala, sendo retirada de perto dos demais
1 de 1 Desenho de oito bonecos de mas dadas e um deles, que está usando uma bengala, sendo retirada de perto dos demais - Foto: Getty Images

O Brasil registrou aumento de 97% no número de violações de direitos humanos contra pessoas idosas no primeiro trimestre de 2023. Ao todo, o país somou 202,3 mil casos de violência entre janeiro e março deste ano. Em comparação, o mesmo período do ano anterior somou 102,8 mil de infrações.

Os dados estão disponíveis em painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

O mês com o maior número de registros foi janeiro, com 72,1 mil de casos de violência contra idosos denunciados à ouvidoria. Em relação ao ano anterior, o dado representou uma alta de 107%. Já em março, os casos caíram para 69,4 mil registros, mas a informação ainda é 87% maior do que o mesmo mês em 2022.

O painel do MDHC faz uma diferenciação entre as informações apresentadas no quadro. Em uma parte, é possível ver o número de ligações realizadas para a ouvidoria, cada uma representada por um protocolo individual.

Já na outra, encontram-se os detalhes sobre as violações de direitos humanos registrados. Isso porque, segundo o ministério, mais de um tipo de violação contra o idoso pode ser registrado em uma mesma ligação.

Nessa lógica, o Brasil contou com 34, 2 mil denúncias em 2023, um aumento de 75% em relação a 2022.

Retomada de canal de denúncia

Desde janeiro deste ano, a pasta retomou o canal de denúncias Disque 100 para evitar a subnotificação dos casos e recuperar o monitoramento do cenário de violência contra idosos no Brasil. Com isso, o ministério afirma reunir esforços para ampliar a divulgação do mecanismo.

“Estamos no início de um trabalho em que pretendemos, nos próximos meses, aprimorar o acesso das pessoas idosas para que elas se sintam incentivadas a denunciar as violências que possam ter sofrido ou estejam sofrendo”, destaca o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, em publicação do MDHC.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?