Compartilhar notícia
O presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começou o pronunciamento sobre a viagem ao Japão, neste domingo (21/5), manifestando apoio ao jogador Vinícius Júnior e cobrando providências contra o racismo no futebol. Lula pediu ações da Fifa e da Liga Espanhola que cessem o preconceito.
“Penso que é importante que a Fifa, a Liga Espanhola e as ligas de outros países tomem sérias providências, porque não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dentro do estádio de futebol”, declarou.
O atacante Vinícius Júnior sofreu mais um episódio de racismo na Espanha neste domingo. A partida entre Real Madrid e Valencia, pelo campeonato espanhol, chegou a ser paralisada por cerca de oito minutos no segundo tempo por conta de gritos preconceituosos da torcida valenciana.
Lula lamentou as ofensas. “Não é justo que um menino pobre, que venceu na vida, que está se transformando, possivelmente, em um dos melhores jogadores do mundo, certamente para o Real Madrid ele é o melhor, seja ofendido em cada estádio que ele compareça.”
Vinícius acabou sendo expulso após se irritar com um jogador adversário. A partida, que terminou 1 x 0 para o Valencia, chegou a ser paralisada por conta de gritos racistas. Tudo começou quando o brasileiro estava driblando e foi atrapalhado por uma segunda bola em campo. Seus companheiros de equipe ficaram indignados com a situação, e a torcida do Valencia começou a hostilizar o Real Madrid.
Vini foi xingado por parte da torcida e apontou para o setor de onde partiam os gritos de “macaco”. O árbitro Ricardo de Burgos paralisou a partida. Revoltado, Vini apontou para um setor da torcida e afirmou que as ofensas vieram dali.
Veja o momento em que o craque apontou para a torcida:
🚨Vinícius Júnior muito revoltado, foi até alguns torcedores do Valência é apontou é disse: “Foi você, foi aquele ali!”
O jogo foi paralisado, mais logo retomou.
Valencia 1️⃣ 🆚 0️⃣ Real Madrid pic.twitter.com/9k1fAaVEFE
— Fut New’s Brasil 🇧🇷 (@Futnewsbr2023) May 21, 2023
O sistema de som no Estádio Mestalla, em Valência, avisou que a partida estava interrompida por conta do comportamento da torcida.
No final do jogo, uma confusão entre vários jogadores dos dois times paralisou novamente o jogo. O camisa 20 do Real Madrid deu um tapa em um atleta rival após sofrer um mata-leão e recebeu cartão amarelo. A arbitragem usou o VAR no lance e trocou a punição para um cartão vermelho.
Mais um caso grave de racismo contra o Vinicius Júnior.
Dessa vez, ele foi ofendido pela torcida adversária, chegou a levar um mata-leão e ainda foi EXPULSO.
Cada vez mais recorrente, cada vez mais grave. E nenhuma providência é tomada. Uma vergonha.
Forças, Vini Júnior! pic.twitter.com/iqPcnGkF1B
— Amanda Vettorazzo (@Amandavettorazz) May 21, 2023