metropoles.com

Vieira: situação em Gaza impede cravar data da saída de brasileiros

Ministro das Relações Exteriores falou sobre a situação dos brasileiros na Faixa de Gaza, após fronteira para escapar da guerra ser fechada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
Mauro Vieira, ao lado de Paulo Pimeira, fala sobre brasileiros na Faixa de Gaza
1 de 1 Mauro Vieira, ao lado de Paulo Pimeira, fala sobre brasileiros na Faixa de Gaza - Foto: Reprodução/YouTube

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o governo brasileiro segue mobilizado para repatriar os 34 brasileiros que ainda estão na Faixa de Gaza, em meio à guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas. O grupo havia sido autorizado a cruzar a fronteira para o Egito, mas a passagem de Rafah não chegou a ser aberta.

“Nossa embaixada no Cairo está mobilizada para recebê-los. Dois ônibus foram contratados para levá-los, quando passarem para o Egito tem serviço de ônibus para o aeroporto mais próximo, onde avião da FAB está há praticamente um mês”, disse em uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (10/11).

Vieira disse esperar a autorização dos brasileiros “o mais rápido possível”, mas falou não conseguir dar uma data de quando seria isso. No grupo, metade é criança, segundo ele.

“A situação de Gaza não me permite dizer se será hoje, amanhã ou quando, são números e questões que dificultam a abertura. O governo brasileiro tem mantido contato com as autoridades, sempre examinando a possibilidade da libertação dos brasileiros no menor tempo possível”, disse.

O ministro relembrou a expectativa de que os brasileiros poderiam escapar da guerra nessa última quarta-feira (8/11), mas eles precisaram ficar em Gaza, “porque não houve abertura”. Segundo Vieira, funcionários de Israel haviam confirmado a passagem dos brasileiros nesta sexta.

O titular do ministério ressaltou os 1,4 mil brasileiros repatriados de Israel e da Cisjordânia, em um esforço chamado de Operação Voltando em Paz.

Assista ao pronunciamento:

Outras nacionalidades não conseguiram sair de Gaza

Segundo o ministro, várias pessoas de outras nacionalidades também não conseguiram atravessar para fora do conflito armado, porque há preferência da saída de ambulâncias com feridos.

Mais cedo, 33 brasileiros tiveram autorização para deixar a Faixa de Gaza pela passagem de Rafah. Uma pessoa tinha ficado fora da lista, mas Vieira afirmou que ela será adicionada na próxima.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?