Vídeos: tornado em São José dos Campos (SP) causa estragos na cidade
Foram registradas mais de 100 quedas de árvores, além de parte da cidade ter sido prejudicada com a falta de energia elétrica
atualizado
Compartilhar notícia
A cidade metropolitana de São José dos Campos (SP) foi atingida, nessa terça-feira (9/3), por um tornado. Diversos pontos da região foram destruídos devido à forte tempestade de 95 km/h. Além disso, algumas localidades ficaram sem energia elétrica por horas.
De acordo com o Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), já foram registradas, desde o ocorrido, mais de 200 quedas de árvores. O fenômeno foi somado a uma microexplosão que resultou em uma grande rajada de ventos.
Veja o levantamento dos estragos:
- Região oeste foi a mais afetada, mas também há registro de transtornos nas zonas Sul e central;
- São José registrou mais de 200 quedas de árvores e galhos até a manhã dessa quarta (10/3), mas a cidade ainda recebe chamados pelo 156;
- Equipes da prefeitura e EDP atuavam na retirada de árvores e restabelecimento de energia elétrica;
- Falta de energia elétrica também provoca desabastecimento de água nas regiões central, leste, sul e oeste.
“Quando o ar sobe para a nuvem com força, ele forma o tornado. Mas quando ele desce com força, ele forma essa microexplosão. O estrago do tornado é restrito ao lugar que ele está, mas a microexplosão se espalha em uma área radial”, disse Giovanni Dolif, pesquisador do Cemaden, em vídeo divulgado ao público.
Durante uma live por meio do Instagram, o prefeito da cidade, Felício Ramuth (PSDB), lamentou o ocorrido. “Quero pedir a compreensão de vocês porque temos vários pontos da cidade com as ruas sujas, são muitas casas sem energia e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou da possibilidade de falta de água. Nossas equipes estão trabalhando para dar conta de tudo isso”, disse.
O prefeito também comentou que, devido à tempestade, em algumas localidades da cidade houve um vazamento químico, que provocou um odor forte em vários locai.
“Não conseguimos localizar onde foi, mas é um odor muito forte, quase como um tiner, que chegou a várias regiões da cidade”, disse Ramuth.
Além disso, a Defesa Civil da região alerta os moradores do risco de uma nova tempestade, devido ao clima.
Confira imagens do tornado: