Vídeos: navio de contêineres bate na estação de balsas de Guarujá
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que a colisão deixou um rasgo no casco da embarcação, acima do nível da água
atualizado
Compartilhar notícia
Um navio de contêineres da operadora Hamburg Süd bateu na estação de balsas de Guarujá, no litoral de São Paulo, no início da tarde deste domingo (20/6).
De acordo com a Folha de S. Paulo, a Secretaria de Transportes afirma que não houve feridos e as causas estão sendo apuradas pela Capitania dos Portos.
Segundo a Santos Port Authority (SPA), o navio Cap San Antonio havia deixado um terminal na margem esquerda do porto por volta das 13h. Ao navegar perto da estação de balsas, atingiu um flutuador utilizado para embarque e desembarque de ciclistas que fazem a travessia entre Santos e Guarujá.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que a colisão deixou um rasgo no casco da embarcação, acima do nível da água.
Veja:
Olha a barbeiragem, navio bate na balsa de pedestres e bikes que liga Guarujá a Santos, arrebenta com o cais das barquinhas além de fazer um belo estrago no próprio casco.#portodesantos #balsa #guaruja #santos pic.twitter.com/TiYv5we3SS
— Paulo Moreno (@psmoreno) June 20, 2021
Navio bate na balsa e faz travessia santos Guarujá. pic.twitter.com/FlgOQplfNJ
— Isaias Andrade (🏠) (@i_f_an) June 20, 2021
Impactos em operações
Responsável pela gestão das balsas, o Departamento de Hidroviário da Secretaria de Transportes informou em nota que a travessia foi interrompida por uma hora mas já está normalizada.
O departamento afirmou que não houve impactos na operação do Porto de Santos. No entanto, por volta das 15h, o tráfego de navios no porto foi interrompido devido aos fortes ventos, “sem qualquer relação com o acidente em tela”, segundo nota divulgada pela autoridade portuária.
O navio está agora na área de fundeio do porto, onde será avaliado por peritos da Capitania dos Portos. Segundo o site especializado em rastreamento de embarcações Marine Traffic, o Cap San Antonio deixou Santos com destino ao porto de Paranaguá, no Paraná.
A Capitania dos Portos alega que equipes de peritos já foram enviadas para começar as investigações na estação de balsas e no navio, mas ainda não há detalhes. A avaliação inicial é que os danos foram “de grande vulto”.