Vídeos: goiano em fuga da Ucrânia encontra multidão na fronteira
Jovem relata dificuldade de sair do país atacado por bombardeios russos. Ele e amiga se perderam em estrada tomada por matagal
atualizado
Compartilhar notícia
Em vídeos divulgados em rede social, o goiano Gabriel Felipe Costa, de 25 anos, que mora na Ucrânia, mostra a dificuldade que ele e centenas de outras pessoas enfrentam para atravessar fronteiras do país e fugir da guerra. Segundo ele, oficiais afirmaram que o tempo de espera para conseguir ir para a Romênia seria de até quatro dias.
“Durante a noite tiveram três sirenes. Parece que um míssil caiu, e o pessoal veio chamar a gente para ir para o bunker”, disse. Ele se referiu a uma estrutura ou reduto fortificado, parcialmente ou totalmente construído embaixo da terra, feito para resistir a projéteis da guerra contra a Rússia.
O jovem, que saiu de Kiev, capital ucraniana, onde mora há mais de três anos, deixou seu apartamento apenas com uma mochila logo após o início do conflito. No vídeo, dentro de um carro com uma amiga, ele conta que estuda a melhor alternativa para conseguir ficar em segurança.
“Armas apontadas”
De madrugada, o goiano e a amiga gravaram o percurso que fizeram em uma rodovia totalmente escura, tomada por matagal dos dois lados da pista. Mais adiante, eles seguiram por uma estrada de chão, cercada por vegetação seca, no país que é atacado por bombardeios russos.
“Meu Deus do céu. Onde é este lugar em que nós estamos. A gente chegou ao meio do nada, onde o [mapa do] Google trouxe a gente”, afirmou ele, bastante aflito, no vídeo.
Gabriel também disse que ele e a amiga foram surpreendidos ao tentarem voltar. “De repente, a gente está voltando e vê dois caras do exército com armas apontadas para a gente. Ainda bem que a gente abriu a janela e começou a gritar ‘está tudo bem’. A sensação não é a das melhores”, contou ele, acrescentando que os soldados foram educados.
Em fuga da guerra
O goiano e uma amiga cruzaram parte do país de carro para tentar ir para a Romênia. No entanto, ao chegarem à fronteira, se surpreenderam com a quantidade de pessoas e veículos tentando fugir do conflito.
“A fronteira, neste momento, está fechada, não está passando ninguém, só estão passando pessoas andando e muito lentamente. Recebi a previsão de quatro dias de espera no carro. Tomamos a decisão de voltar para Chernivtsi”, disse, em outro vídeo, na rede social.
Gabriel ainda não decidiu se, após sair da Ucrânia, voltará para o Brasil. Por causa do trabalho e dos pertences que deixou em Kiev, disse que vai esperar alguns dias para saber se o conflito terminará em pouco tempo.
A Rússia iniciou uma operação de invasão da Ucrânia na madrugada de quinta-feira (24/2). O presidente Vladimir Putin anunciou uma ação militar e rapidamente ficou claro que suas tropas estavam atacando todo o território ucraniano.