Vídeo. Veja novos estragos causados pelas fortes chuvas no RS
Até o fim desta segunda-feira (17/6), o Rio Grande do Sul tem alerta de chuva, vento e granizo. Rios começam a transbordar
atualizado
Compartilhar notícia
Nesse final de semana, o Rio Grande do Sul voltou a ser atingido por fortes chuvas. Nos municípios de Três Coroas e Igrejinha, o Rio Paranhana transbordou no fim da tarde de domingo (16/6), e alguns bairros ficaram alagados. O rio chegou a 5,74m. Veja:
Até as 17h desse domingo, Três Coroas havia registrado 127 mm de chuva, de acordo com a prefeitura. O Centro do Idoso, na área central da cidade, foi disponibilizado às famílias que necessitam de um lugar seguro. As autoridades solicitam que os moradores levem pertences essenciais, como roupas secas, cobertores, documentos e medicações.
Em Igrejinha, choveu 116 milímetros em 24 horas, no bairro Garibaldi, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Cerca de 60 pessoas precisaram sair de casa.
O Rio Caí passou da cota de inundação e atingiu 13,8 metros. Apenas na madrugada desta segunda-feira (17/6), o nível da água subiu 42 centímetros em uma hora, e ruas do município registravam inundação.
Cerca de 400 pessoas foram resgatadas desde domingo (16/6) e acomodadas em quatro abrigos. Desse número, 150 cidadãos ainda não haviam voltado para suas casas devido às ocorrências de maio. As aulas na rede pública municipal estão suspensas.
Desabamento
Em Dom Pedro de Alcântara, a força da água provocou o desabamento do santuário Gruta Nossa Senhora de Lourdes, ponto de peregrinação de romeiros, no domingo (16/6), após deslizamento de terra. Veja imagens do ocorrido:
De acordo com o santuário, o desabamento aconteceu às 15h55, minutos antes do início de uma missa. Cerca de 20 pessoas estavam reunidas quando parte da estrutura cedeu. Duas pessoas que estavam em carros atingidos pela estrutura do salão sofreram ferimentos leves. Elas foram resgatadas por fiéis e encaminhadas ao Hospital de Torres.
A gruta, escavada pela ação do vento e das ondas do mar nas pedras, foi inaugurada em fevereiro de 1950 e fica em uma colina de 50m de altura. Fiéis sobem 117 degraus para visitar a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Realizada anualmente no último domingo de maio, a romaria para a gruta reúne cerca de 15 mil pessoas.
Microexplosão
A cidade de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, foi atingida, nesse sábado (15/6), por uma microexplosão. Segundo a Defesa Civil, o fenômeno, semelhante a uma tempestade, é causado por frente fria e alta umidade no Sul do país.
Uma pessoa se feriu enquanto colocava lonas em casa.