Vídeo: veja momento em que guarda municipal mata policial no RJ
Policial tentava apartar uma briga quando guarda sacou arma e disparou 12 vezes contra o militar, que morreu no local. Guarda foi preso
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Um vídeo do circuito interno de segurança do bar Churrasquim, na Praça Santos Dumont, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, registra o exato momento em que, durante uma briga, um guarda municipal saca sua arma e dispara 12 vezes contra um policial militar, que morreu no local.
Na gravação, dezenas de pessoas se divertem no endereço quando, de repente, uma briga começa, gerando pânico nos frequentadores do estabelecimento, que recebia público sem restrições, com aglomeração de pessoas sem máscaras, incluindo crianças. Durante a confusão, em meio a socos e empurrões, o PM saca sua arma (12’’). Pessoas tentam acalmar os envolvidos, afastando os dois, quando o guarda também pega sua arma, aponta para o PM e dispara (1’19’’). Após mais movimentação e agressões, o guarda volta a atirar, completando, segundo a polícia, pelo menos 12 disparos. Veja o vídeo:
De acordo com a investigação, conduzida pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), o PM Cristiano Loiola Valverde tentou apartar uma briga entre Max Aurélio Biassotto Ferreira, que é guarda no Rio de Janeiro, e outra pessoa na noite deste domingo (8/8). Ambos estavam de folga.
Max Aurélio foi detido por pessoas que estavam na região e preso em flagrante por um segundo policial militar, que também estava de folga e levou o agressor para a DHBF. Os agentes realizaram perícia no local e agora tentam descobrir as motivações do crime.
Valverde foi morto no Dia dos Pais e deixou uma filha de 15 anos. Ele publicou mensagem em sua página do Instagram, sobre valorização da vida, antes de morrer.
De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, apenas em 2021, 120 agentes de segurança foram baleados no Rio e na Região Metropolitana. Cinquenta deles morreram.