Vídeo: veja como funciona arma para derrubar drones utilizada na posse
Utilizada na cerimônia de posse do presidente Lula (PT), a arma antidrone chamou a atenção por seu design incomum e futurista
atualizado
Compartilhar notícia
Ao longo da cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um agente da Polícia Federal (PF) utilizou uma arma para derrubar drones. Com uma aparência inovadora e futurista, o mecanismo chamou a atenção do público que assistiu ao evento no último domingo (1º/1), em Brasília.
Com o sistema DroneGun Tactical, o equipamento é utilizado para interceptar pequenas aeronaves não tripuladas, mesmo a quilômetros de distância. A arma conseguiu neutralizar quatro drones que sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios em direção ao ex-presidente Lula no último domingo.
O equipamento emite uma frequência que interrompe o sinal de comunicação entre o drone e a pessoa que controla o aparelho. Com cerca de 7 kg, a arma antidrone é utilizada apenas por agentes de segurança que possuem treinamento específico.
Confira:
Desenvolvida na Austrália, a arma recebeu aprovação formal para ser comercializada no Brasil em 2021, quando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu a concessão de novas radiofrequências para a implantação do dispositivo.
Além da posse presidencial, o equipamento é utilizado em presídios de São Paulo para evitar que drones transportem celulares ou drogas para dentro dos centros de detenção.