Vídeo: turistas provocam aglomeração em Pirenópolis, no Entorno do DF
Imagens da noite desse sábado (22/5) mostram uma multidão de pessoas na Rua do Lazer; prefeitura estuda liberação de eventos
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Um vídeo que viralizou nas redes sociais de Goiás mostra imagens da noite dessa sábado (22/5), na Rua do Lazer, em Pirenópolis, cidade turística a cerca de 123 km de Goiânia e 133 km de Brasília. Mesmo em um quadro de pandemia e com a vacinação avançando lentamente, é possível ver nas imagens uma multidão que se aglomera no polo gastronômico da cidade. Bares e restaurantes aparecem completamente lotados, enquanto muitas pessoas passeiam pelo local.
Veja o vídeo:
Na sexta-feira (21/5), a prefeitura da cidade anunciou que estuda a retomada da realização de eventos no município. “A Prefeitura de Pirenópolis segue estudando alternativas para conter a disseminação da Covid-19. Nesta sexta-feira (21/5), secretários municipais receberam profissionais da área de eventos para avaliarem protocolos de segurança a serem seguidos“, diz uma publicação oficial.
Onda de flexibilizações
Apesar da onda de flexibilizações, a pandemia da Covid-19 não dá trégua e deixou um sinal de alerta na última quinta-feira (20/5). O boletim epidemiológico do governo estadual apontou um total de 3.731 novos casos da doença, em um período de 24 horas. É o maior quantitativo em um dia, desde o início deste mês.
A retomada de contaminações diárias acima de 3 mil casos é algo que preocupa, pois sinaliza a predominância de uma taxa elevada de contágio. Desde que o governo estadual não renovou o decreto, que determinava o funcionamento das atividades em regime 14 x 14, os municípios começaram, um por um, a flexibilizar as regras.
Em Goiânia, por exemplo, a prefeitura extinguiu restrições de horário para o funcionamento do comércio e autorizou realização de eventos sociais, como casamentos e festas infantis, com até 150 pessoas. Nessa quarta-feira (19/5), o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) sancionou lei que torna as academias de ginástica serviços essenciais.
Caldas Novas
A prefeitura da cidade de Caldas Novas, um dos principais destinos turísticos de Goiás, publicou um novo decreto nessa sexta-feira (21/5) que amplia a flexibilização das atividades comerciais consideradas não essenciais, além de autorizar eventos de formaturas, shows e solenidades. As medidas restritivas haviam sido determinadas com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19.
“A exemplo da capital do estado, Goiânia, Caldas Novas inicia o processo de retomada dos eventos, seguindo todas as regras de distanciamento social e medidas sanitárias para o controle do contágio da Covi-19″, diz prefeitura.
Aparecida de Goiânia
O município de Aparecida de Goiânia, o segundo maior do estado, localizado na região metropolitana da capital, foi outro que afrouxou as medidas restritivas contra a Covid-19. A prefeitura da cidade autorizou a reabertura de cinemas, teatros, parques de diversão, museus e bibliotecas, desde que respeitados os protocolos sanitários contra a doença.
Para os cinemas e teatros, a cada sessão, será necessário respeitar um intervalo mínimo de 45 minutos para a higienização do local, que poderá receber apenas 30% da capacidade total. Já em museus e bibliotecas, a desinfecção deve ser feita durante e após o horário de funcionamento, garantindo o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas.
Em todos os locais, segue a obrigatoriedade do uso de máscaras.