Vídeo: turbina de avião pega fogo e fecha aeroporto Santos Dumont por 1h
Avião da Gol Linhas Aéreas tinha Porto Alegre (RS) como destino, mas turbina pegou fogo momentos antes da decolagem no Santos Dumont
atualizado
Compartilhar notícia
Um avião da Gol Linhas Aéreas pegou fogo, na tarde desta quinta-feira (4/5), pouco antes de decolar no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. As pistas foram fechadas, por volta das 18h, e ninguém ficou ferido.
O voo GOL 2040 tinha como destino Porto Alegre (RS) quando o motor da turbina pegou fogo ainda na ponta da pista. Devido aos destroços do incêndio espalhados na pista, o aeroporto ficou fechado por uma hora. Após o incidente, os horários dos voos que decolariam do Santos Dumont acabaram alterados.
A emissora Aviation TV Brasil, que disponibiliza em tempo real imagens das pistas dos aeroportos, conseguiu captar as imagens do momento em que a turbina do avião pegou fogo.
Veja abaixo trecho do vídeo:
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver o momento que uma explosão atinge o motor da turbina e, logo depois, as chamas tomam conta do mecanismo. Confira o momento em que a turbina explode e pega fogo:
Olha esse voo da #Gol saindo do SDU. @avioesemusicas #aviao pic.twitter.com/vzGUdUDvkh
— Wagner (@czvagner) May 4, 2023
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que as operações no Aeroporto Santos Dumont ficaram suspensas entre 17h27 a 18h26 devido a detritos deixados na pista por uma aeronave e que a equipe de manutenção e operações prontamente realizou a vistoria e limpeza do local.
“As operações no Aeroporto Santos Dumont ficaram suspensas entre 17h27 a 18h26, desta quinta-feira (4/5), devido a detritos deixados na pista por uma aeronave da empresa aérea Gol, que apresentou falhas no momento da decolagem. Não houve feridos. A equipe de manutenção e operações prontamente realizou a vistoria e limpeza da pista, para a liberação. Às 18h26, após vistoria, a pista foi liberada”, diz nota da Infraero.
Contatada pelo Metrópoles, a Gol informou que a “decolagem foi interrompida após ser constatada uma falha técnica no motor 2”. Em nota, a companhia aérea informou que para minimizar os impactos aos clientes está disponibilizando acomodações nos próximos voos.
Confira a nota da Gol na íntegra:
“A Gol informa que o voo G3 2040 desta quinta-feira (04/05) operando a rota Rio de Janeiro (SDU) para Porto Alegre (POA), às 17h20, teve a decolagem interrompida após ser constatada uma falha técnica no motor 2. A decisão foi tomada no início da corrida em baixa velocidade nos primeiros metros da pista do aeroporto Santos Dumont.
A tripulação cumpriu os procedimentos previstos e retornou para a posição de estacionamento para realizar o desembarque, que ocorreu sem intercorrências. Para minimizar os impactos aos Clientes, a Companhia está disponibilizando acomodações nos próximos voos. A Gol reforça que todos os procedimentos foram realizados com foco na Segurança, valor número 1 da Companhia”.