Vídeo: tromba d´água alaga Vale da Lua e visitação é interrompida
Um dos pontos mais visitados da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, foi ocupado pela água das fortes chuvas que atingem a região
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Um dos principais pontos de visitação da Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua, foi invadido por um grande volume de água na manhã desta terça-feira (4/1). Em decorrência das fortes chuvas que atingem a região, uma tromba d’água se formou e cobriu toda a bela estrutura rochosa do local.
O espaço foi fechado e a entrada de turistas precisou ser interrompida até que a situação se normalizasse. Vídeos feitos por volta das 12h mostram como ficou irreconhecível a paisagem que atrai visitantes não só do Brasil, mas também do exterior.
Veja:
Conhecido pelas rochas que se assemelham à superfície da Lua e que foram esculpidas, ao longo do tempo, pela força das águas que passam pelo local, o vale fica localizado no município de Alto Paraíso de Goiás, entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
O nível de água registrado nesta terça estava bem acima do que comumente é visto no local. Brigadistas e guias turísticos da região avaliam que a água chegou a um nível 10 vezes acima do normal.
O período de chuvas exige alguns cuidados de quem trabalha, reside ou visita a região. Nas imagens registradas nesta terça, é possível ver uma placa posicionada bem próximo às rochas, que alerta sobre os riscos nesta época do ano.
“Na temporada de chuvas, é proibido entrar nos cânions. Risco de tromba d’água”, diz o texto da placa.
Calamidade
As cidades da região nordeste de Goiás, onde fica o parque da Chapada, vivem situação de calamidade. As chuvas não dão trégua há dias e foram registrados alagamentos em vários pontos, inclusive com interdição parcial de rodovia, no período entre o Natal e o Ano-Novo.
Em Cavalcante, as chuvas fizeram vários estragos, alagou casas, destruiu estradas e deixaram milhares de pessoas ilhadas. Ao todo, em torno de mil famílias ficaram isoladas em áreas rurais. A situação de calamidade foi decretada em vários municípios da região.