Vídeo: tamanduá-bandeira faz “passeio” em padaria de Goiânia
Segundo o Corpo de Bombeiros, após o passeio, o animal foi resgatado sem ferimentos e encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Uma panificadora da capital goiana recebeu uma visita inusitada na manhã desta sexta-feira (31/3). Um tamanduá-bandeira passeou pelo estabelecimento comercial e, aparentemente, estava à procura de comida. O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar o animal.
O caso aconteceu no bairro Recanto do Bosque, na região noroeste da capital. Veja o vídeo:
Ao Metrópoles o Corpo de Bombeiros informou que o animal foi resgatado sem ferimentos e deve ser encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
A corporação recomenda que, ao encontrar um animal silvestre na zona urbana, a população acione o Corpo de Bombeiros, pelo telefone de emergência – 193.
Maior
O tamanduá-bandeira é a maior das espécies de tamanduás. É facilmente reconhecido pelo seu longo focinho, dotado de língua que usa para coletar formigas, cupins e outros insetos. Outra característica é a calda peluda, com aparência de uma bandeira; vem daí a sua denominação. Atinge, em média, de 1,8 metro a 2,1 metros de comprimento. O peso pode chegar a 40 kg.
É muito comum no bioma Cerrado, mas pode ser encontrado em vários ambientes de savanas e florestas das Américas do Sul e Central. É listado como espécie vulnerável quanto ao risco de extinção, mas já está extinto em lugares como o Uruguai, e sofre sérios riscos na América Central. É suscetível à morte por queimadas ou atropelamentos.
Em Goiás e Brasília, são vistos frequentemente em campos abertos, à procura de alimentos e às margens de rodovias. Mas também pode ocorrer de aparecerem em zonas urbanas, como foi o caso do bicho resgatado em Goiânia.