metropoles.com

Vídeo: Suplicy interrompe evento de Lula, reclama, mas ganha elogios

Vereador disse não ter sido convidado para lançamento de plataforma de governo da chapa petista e pediu inclusão de programa de renda básica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Vídeo
Suplicy interrompe evento do PT
1 de 1 Suplicy interrompe evento do PT - Foto: Reprodução/Vídeo

Durante a coletiva de lançamento das diretrizes do programa de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma presença inusitada foi do vereador Eduardo Suplicy, companheiro de partido.

Suplicy interrompeu o evento para apresentar sua proposta de instituição da renda básica de cidadania. E chegou a bater boca com Aloizio Mercadante. Mas deu seu recado.

“[a proposta] Está no programa do PT há muitos anos”, disse Suplicy. “Ele [Lula] tem alguma coisa comigo. Não me convidou para essa reunião”, completou.

Veja o vídeo:

Assista ▶️ pic.twitter.com/mOEvYvMVPW

— Metrópoles (@Metropoles) June 21, 2022

Lula riu da situação e elogiou Suplicy. “Se eu fosse responsável pelo prêmio Nobel, eu já tinha te dado”, afirmou o ex-presidente ao colega. “Se o Suplicy não fosse brasileiro, pela dedicação dele nesses 40 anos de querer o renda básica, ele já tinha ganhado o prêmio Nobel umas 10 vezes.”

E continuou: “Nós vamos agurdar para ver se um dia vamos ter força para falar ‘Eduardo ainda vai ganhar um prêmio Nobel de combate à fome’. Porque se tem um cara que se dedicou a escrever, a ler, a viajar, a fazer palestra… Se tem um cara que tem o reconhecimento do nosso partido e da sociedade por ter estudado sobre o tema, é você”, disse.

Mercadante diz estar “acostumado”

O ex-ministro disse que o colega de partido será chamado para as próximas conversas e minimizou o embaraço, não sem antes recordar que “está acostumado” ao comportamento do correligionário, de quem já foi líder na bancada do Senado.

Mercadante disse que ele cometia uma injustiça ao dizer que o tema não estava no texto e leu o trecho sobre a proposta, reforçando a menção genérica por se tratar de uma lista de diretrizes, cuja discussão está na fase inicial para definir “as linhas gerais do programa”.

“Você poderia olhar com mais cuidado”, respondeu o coordenador. A questão aparece no tópico sobre o Bolsa Família, que prega uma reformulação profunda do programa, “por etapas, no rumo de um sistema universal e uma renda básica de cidadania”.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?