metropoles.com

Vídeo: “Se o senhor é da Swat, sou dos Vingadores”, diz Dino a Marcos do Val

Dino respondia a perguntas de Do Val sobre os atos golpistas de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes, em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
ministro da Justiça Flávio Dino, fala em coletiva de imprensa sobre as medidas de governo para conter as práticas abusivas nas redes sociais - Metrópoles
1 de 1 ministro da Justiça Flávio Dino, fala em coletiva de imprensa sobre as medidas de governo para conter as práticas abusivas nas redes sociais - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, arrancou risadas de parlamentares ao provocar o senador Marcos do Val (Podemos-ES) em audiência da Comissão de Segurança Pública do Senado nesta terça (9/5).

Dino respondia a perguntas de Do Val sobre os atos golpistas de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O senador insinuou que o ministro tinha ciência da atuação dos golpistas.

Em resposta, Dino afirmou que o posicionamento de Do Val “não têm suporte nos fatos”. Depois, o ministro comentou o fato de o senador sempre lembrar que é membro da Swat, unidade especial de polícia dos Estados Unidos.

“Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. Conhece Capitão América? É assim que a gente faz um debate democrático”, disse Dino.

Veja:

 

 

Na última semana, o senador Marcos do Val acusou Flávio Dino de práticas como gravação ilegal, chantagem e envolvimento com quadrilha de roubo de cargas a aparelhamento da Polícia Civil do Maranhão para proteção de aliados e perseguição de adversários. As acusações foram feitas no plenário do Senado, na sexta-feira (5/5), e transmitidas em live nas redes sociais.

Nesta terça, Dino afirmou que o senador tem um olhar “obsessivo” e “criminalizador” contra ele. “Essas construções mentais que o senhor faz, muito singulares, não têm suporte nos fatos”, afirmou.

Dino no Congresso

Nas últimas semanas, Dino participou de uma série de audiências no Congresso Nacional. O ministro tem sido alvo de deputados da oposição, que buscam pressioná-lo sobre a atuação do governo federal no enfrentamento dos atos golpistas de 8 de janeiro.

A pressão sobre Dino aumentou após a demissão do ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias. Ele saiu do cargo após a divulgação de imagens em que Dias aparece circulando no Palácio do Planalto no momento em que golpistas invadem o local.

A visita de Dino ao Senado também ocorre em meio à discussão sobre a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os atos de 8 de janeiro, criada na última semana.

A criação do colegiado foi impulsionada por membros da oposição, mas, após a queda de Gonçalves Dias, ganhou adesão de governistas, que buscam endurecer as acusações contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na organização dos atos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?