Vídeo registra redemoinho em lagoa onde mina da Braskem se rompeu
Segundo a Defesa Civil, o movimento já era esperado e faz parte do processo de acomodação do solo. Mina da Braskem se rompeu no domingo
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo registrou o momento em que um redemoinho se formou na região da lagoa onde a mina nº 18, operada pela Braskem, se rompeu no último domingo (10/12).
As imagens, feitas pela TV Pajuçara, mostram a movimentação do mar às margens da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange, em Maceió. O registro foi feito às 6h40 desta terça-feira (12/12).
Veja:
De acordo com a Defesa Civil, o evento era esperado e faz parte do processo de acomodação do solo, que ainda está em andamento.
Segundo especialistas, após o processo de rompimento da mina, agora a água da Lagoa Mundaú deve entrar na cavidade aberta.
O monitoramento da mina segue sendo realizado pela Braskem, que instalou um novo equipamento sensorial, depois que houve perda do sensor DGPS, que monitorava a mina 18.
Rompimento
A mina de sal-gema operada pela Braskem, em Maceió (AL), sofreu um rompimento no último domingo (10/12). Segundo informações da Defesa Civil, por volta das 13h15, a mina 18 afundou. O problema pôde ser percebido num trecho da Lagoa Mundaú.
Técnicos da Defesa Civil monitoram o local em busca de mais informações. A Defesa Civil ressaltou que a mina e todo o seu entorno estão desocupados e não houve qualquer risco para as pessoas.