Vídeo: policial joga spray de pimenta e agride homem desarmado no Rio
Após agressão, homem cuspiu em policial e foi detido por desacato à autoridade. Agente será exonerado da função por abordagem indevida
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro- Um vídeo que circula nas redes sociais mostra cenas de agressão em uma abordagem policial na rua dos Arcos, na Lapa, centro do Rio de Janeiro. Veja (imagens fortes):
Na gravação, é possível ver um homem desarmado e sem camisa no chão. Quando levanta, um agente do Segurança Presente, modelo de policiamento de proximidade e complemento à Polícia Militar, joga spray de pimenta no rosto do rapaz e dá uma rasteira em seguida.
O homem tenta revidar, mas o policial faz mais uma imobilização. De acordo com o Segurança Presente, o rapaz sem camisa é usuário de drogas e estava circulando na região, xingando as pessoas e pedindo esmolas.
Após a abordagem, agentes do programa, que estavam fazendo o patrulhamento da região, tentaram conter o homem, que cuspiu em um dos policiais. Ele foi detido por desacato à autoridade, e uma sindicância foi aberta para apurar a conduta dos policiais que aparecem no vídeo.
Por causa da abordagem indevida, os agentes serão expulsos do projeto Segurança Presente e seguirão na atuação da Polícia Militar. Veja a nota na íntegra:
“A coordenadoria do programa Segurança Presente determinou a abertura de um sindicância sumária para apurar as falhas na abordagem a um homem, durante a madrugada, na Lapa, e a exclusão dos dois agentes do projeto. A Corregedoria Geral da Polícia Militar (CGPM) tomou conhecimento da situação e apura os fatos juntamente com a SEGOV.
O Segurança Presente reforça que o programa é auditado por um rigoroso sistema de supervisão e, a qualquer indício de equívocos, os protocolos são revistos e os agentes submetidos a novos treinamentos ou desligados do projeto.
Os coordenadores do Segurança Presente lamentam o ocorrido e se colocam à disposição da sociedade para seguirem em campanhas permanentes de conscientização dos agentes com os cuidados e as boas práticas de atendimento à população”.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.